Aulão motivacional é realizado para estudantes da rede pública que farão Enem
Evento ocorreu na Vila Social de Messejana. A ação faz parte do programa "Enem Chego Junto, Chego Bem"Com a proximidade das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorrem nos dias 3 e 10 de novembro, os estudantes entram na reta final de preparação. Nesta quinta-feira, 17, um aulão motivacional foi realizado em Fortaleza para 1.200 alunos do terceiro ano do ensino médio como parte do projeto Esquenta Enem, do Governo do Estado.
Cerca de 99% dos 100 mil estudantes do terceiro ano do ensino médio no Estado foram inscritos no Exame.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
LEIA: Saiba quais documentos são aceitos para participar do Enem em novembro
Os estudantes assistiram uma palestra do influenciador digital Léo Suricate, ouviram falas do governador Elmano de Freitas (PT) e da titular da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), Eliana Estrela. O evento ocorreu na Vila Social de Messejana.
“A única coisa que eu peço é que vocês acreditem em vocês. Ninguém é igual a ninguém, alguém é bom em alguma coisa. Perceba a habilidade que você tem, acredite em você e estude. Depois do dia 10 de novembro, você vai dizer ‘eu dei o melhor de mim’”, disse o governador em discurso para os alunos.
O secretário executivo de Equidade, Direitos Humanos, Educação Complementar e Protagonismo Estudantil da Seduc, Helder Nogueira, destaca que os aulões combinam atividades mais lúdicas e esportivas com a preparação técnica para a prova.
“Justamente para garantir que nossos estudantes relaxem um pouco e consigam acreditar que é possível o sucesso no Enem, tanto pela preparação como pela saúde mental deles”, afirma.
Laís Vale, 17, aluna do terceiro ano da Escola de Tempo Integral Deputado Paulo Benevides, está com expectativas altas para a prova, já que quer cursar Medicina. “Estou mais motivada. Agora tá chegando perto, em vez de ficar ansiosa e preocupada, porque eu sei que vai atrapalhar, eu tô relaxando mais”, conta.
A ação faz parte do programa “Enem Chego Junto, Chego Bem”, que segue um calendário anual para auxiliar os alunos a chegarem até a prova. As escolas mobilizam os estudantes para a emissão da documentação necessária, inscrição, pedido de isenção da taxa até os dois dias antes de prova, com custeio do transporte, lanche e caneta.
Além das aulas motivacionais, os estudantes têm aulões sobre as principais disciplinas cobradas no Enem, incluindo a redação. Os momentos são executados em parceria com a Fundação Demócrito Rocha (FDR), pelo projeto Enem Mix. A FDR promove ainda um concurso de redação e uma maratona de matemática.
“Esse ano a gente bateu o recorde com mais de 67 mil redações participantes. Temos ainda uma equipe de corretores corrigindo os textos”, diz Deglaucy Teixeira, gerente educacional da Fundação.
Em 2023, nenhum aluno da rede pública do Ceará conseguiu a nota máxima na redação. A secretária Eliana Estrela afirma que a Seduc investe “cada vez mais” na preparação para a prova.
“Fazendo correção, dando uma ênfase maior, com mais aulas também. E nós aprovamos 22.531 alunos para o ensino superior, mesmo não tendo a redação nota mil. A expectativa é aumentar”, afirma.
“Queremos continuar batendo recordes”, diz o governador. (Colaborou Gabriele Félix/Especial para O POVO)