Fiéis celebram dia de Nossa Senhora Aparecida em missas e procissão
Para marcar a data, nove missas e uma procissão serão realizadas na paróquia dedica à santa em Fortaleza, localizada no bairro MonteseNove missas e uma procissão marcam o Dia de Nossa Senhora Aparecida, celebrado neste sábado, 12 de outubro, em Fortaleza. Os eventos religiosos serão realizados na igreja que leva o nome da santa no bairro Montese. Durante a manhã, foram realizadas três missas. Outras seis estão previstas ao longo do dia.
Do lado de fora do santuário, ambulantes vendem itens como terços, camisas com a imagem da santa e produtos de artesanato.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
As comemorações do dia da padroeira do Brasil serão encerradas com uma procissão, prevista para ter início às 16h30min, com saída na rua Isaie Bóris, no Montese.
Durante a caminhada, os fiéis de Nossa Senhora Aparecida irão percorrer onze ruas do Montese. O trânsito do local será interditado por agentes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC).
Os fiéis de Nossa Senhora Aparecida deverão percorrer a seguinte rota: ruas Antônio Fiúza, Professor Teodorico, Equador, Aquiles Boris, da Saudade, Pedro Medeiros, Raul Cabral, Allan Kardec, Barão de Canindé e 15 de novembro, retornando ao santuário pela rua Equador.
Já os horários das missas são os seguintes: 6h; 7h30min; 9h; 10h30min; 12h; 14h; 15h30min. A última celebração está prevista para acontecer às 18h45min, após o término da procissão.
Com informações de Bruna Lira, da Rádio O POVO CBN
12 de outubro: Dia de Nossa Senhora Aparecida
O feriado de Nossa Senhora Aparecida é celebrado em 12 de outubro. Nesse dia, milhares de brasileiros prestam homenagens à padroeira do País em diversas igrejas espalhadas por todo território nacional.
A história de Nossa Senhora Aparecida remonta ao século XVIII. De acordo com a Igreja Católica, em 1717, os pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia estavam pescando no rio Paraíba do Sul quando encontraram uma imagem de Nossa Senhora sem cabeça.
Ao lançarem a rede novamente ao fundo do rio, os homens pescaram a cabeça da santa. Após resgatarem a imagem da Virgem Maria, conseguiram pescar inúmeros peixes. O fato ficou conhecido como “o milagre dos peixes”.
Por estar ao fundo de um rio, a imagem da santa estava enegrecida. Por isso, a imagem de Nossa Senhora Aparecida é negra.
Ao longo dos anos, inúmeros milagres foram atribuídos à santa. Um dos exemplos é a história do escravo Zacarias. Ao passar de diante de uma igreja dedicada à santa, ele teria pedido para rezar. Em seguida, seus grilhões se quebraram e ele foi liberto por seus senhores.
O culto à Nossa Senhora Aparecida começou de forma espontânea, sobretudo entre a população de escravos. A primeira igreja dedicada à padroeira do Brasil foi fundada em 1743.
Nossa Senhora Aparecida tornou-se padroeira do Brasil em 1930. No entanto, foi apenas em 1980, com a promulgação da lei 6.802, sancionada pelo então presidente João Figueiredo, que o dia 12 de outubro tornou-se feriado nacional.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente