Fiéis celebram dia de Nossa Senhora Aparecida em missas e procissão

Para marcar a data, nove missas e uma procissão serão realizadas na paróquia dedica à santa em Fortaleza, localizada no bairro Montese

11:06 | Out. 12, 2024

Por: Carlos Viana
Imagem de Nossa Senhora Aparecida, em frente ao Santuário no bairro Montese (foto: FCO FONTENELE/ O POVO)

Nove missas e uma procissão marcam o Dia de Nossa Senhora Aparecida, celebrado neste sábado, 12 de outubro, em Fortaleza. Os eventos religiosos serão realizados na igreja que leva o nome da santa no bairro Montese. Durante a manhã, foram realizadas três missas. Outras seis estão previstas ao longo do dia.

Do lado de fora do santuário, ambulantes vendem itens como terços, camisas com a imagem da santa e produtos de artesanato.

As comemorações do dia da padroeira do Brasil serão encerradas com uma procissão, prevista para ter início às 16h30min, com saída na rua Isaie Bóris, no Montese.

Durante a caminhada, os fiéis de Nossa Senhora Aparecida irão percorrer onze ruas do Montese. O trânsito do local será interditado por agentes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC).

Os fiéis de Nossa Senhora Aparecida deverão percorrer a seguinte rota: ruas Antônio Fiúza, Professor Teodorico, Equador, Aquiles Boris, da Saudade, Pedro Medeiros, Raul Cabral, Allan Kardec, Barão de Canindé e 15 de novembro, retornando ao santuário pela rua Equador.

Já os horários das missas são os seguintes: 6h; 7h30min; 9h; 10h30min; 12h; 14h; 15h30min. A última celebração está prevista para acontecer às 18h45min, após o término da procissão.

Com informações de Bruna Lira, da Rádio O POVO CBN

12 de outubro: Dia de Nossa Senhora Aparecida

O feriado de Nossa Senhora Aparecida é celebrado em 12 de outubro. Nesse dia, milhares de brasileiros prestam homenagens à padroeira do País em diversas igrejas espalhadas por todo território nacional.

A história de Nossa Senhora Aparecida remonta ao século XVIII. De acordo com a Igreja Católica, em 1717, os pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia estavam pescando no rio Paraíba do Sul quando encontraram uma imagem de Nossa Senhora sem cabeça.

Ao lançarem a rede novamente ao fundo do rio, os homens pescaram a cabeça da santa. Após resgatarem a imagem da Virgem Maria, conseguiram pescar inúmeros peixes. O fato ficou conhecido como “o milagre dos peixes”.

Por estar ao fundo de um rio, a imagem da santa estava enegrecida. Por isso, a imagem de Nossa Senhora Aparecida é negra.

Ao longo dos anos, inúmeros milagres foram atribuídos à santa. Um dos exemplos é a história do escravo Zacarias. Ao passar de diante de uma igreja dedicada à santa, ele teria pedido para rezar. Em seguida, seus grilhões se quebraram e ele foi liberto por seus senhores.

O culto à Nossa Senhora Aparecida começou de forma espontânea, sobretudo entre a população de escravos. A primeira igreja dedicada à padroeira do Brasil foi fundada em 1743.

Nossa Senhora Aparecida tornou-se padroeira do Brasil em 1930. No entanto, foi apenas em 1980, com a promulgação da lei 6.802, sancionada pelo então presidente João Figueiredo, que o dia 12 de outubro tornou-se feriado nacional.