Vicente Pinzón registra 3 homicídios em 2 dias, tiroteios e operação policial

Suspeito de ordenar a morte de uma adolescente de 14 anos na terça-feira foi preso. Renato Silva Santos, de 23 anos, é apontado como uma liderança de uma facção criminosa

O bairro Vicente Pinzón, em Fortaleza, registra nesta semana uma nova onda de violência em suas ruas. Na madrugada desta sexta-feira, 4, moradores relataram a ocorrência de um tiroteio na comunidade conhecida como Buraco. 

Antes, na terça-feira, 1º, e na quarta-feira, 2, três assassinatos foram registrados no bairro. Na noite de quarta, uma operação policial ainda resultou na prisão de duas pessoas, incluindo um suspeito de matar um adolescente de 14 anos na terça.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Esta morte ocorreu na noite de terça, por volta das 20 horas, na comunidade da Lagoa do Coração. Conforme Auto de Prisão em Flagrante (APF), o crime foi praticado por seis pessoas, que portavam armas com armas de fogo e facões.

Eles invadiram a casa onde Jefferson Vinicius dos Santos Souza estava, na qual havia crianças pequenas, e executaram-no. A vítima chegou a ser socorrida a uma unidade de saúde, mas não resistiu.

O suspeito que foi preso, Renato Silva Santos, de 23 anos, é apontado como o mandante do crime, informou a Polícia Civil do Ceará (PC-CE). Conforme o APF, Renato é “frente” da facção criminosa Guardiões do Estado (GDE) no Vicente Pinzón.

A Polícia segue investigando as motivações do crime. Em depoimento, Renatinho, como é conhecido, negou envolvimento com o crime.

Na mesma ação em que Renato foi preso, um outro homem, de 38 anos, também foi capturado. Contra ele, que não teve a identidade divulgada, havia um mandado de prisão de sentença condenatória pelos crimes de homicídio e integrar grupo criminoso.

Na tarde desta sexta, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) divulgou a captura de mais dois jovens, de 18 anos e 17 anos, suspeitos de envolvimento na morte de Jefferson Vinícius.

“Desde essa terça-feira (1º) até 48 horas após o encerramento da votação, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto. A determinação consta do artigo 236 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965)”, lembrou a Polícia Civil. Mas há exceções em caso de prisões em flagrante e decorrentes de sentença criminal condenatória.

Na noite de quarta, uma operação policial foi deflagrada no Vicente Pinzón, que contou com a presença do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), e de helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).

Outros homicídios

O primeiro homicídio dessa sequência ocorreu também na noite de terça. Um homem de 27 anos foi morto e duas pessoas foram baleadas. Uma procissão referente ao Dia de Santa Teresinha era realizada e filmagem da cerimônia chegou a registrar o momento dos disparos.

Já na tarde de quarta-feira, 2, na rua Álvaro Costa, um homem de 26 anos foi morto a tiros. Nenhum suspeito desses dois crimes haviam sido presos até a publicação desta matéria.

Equipes da 1ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) seguem realizando diligências para elucidar os casos, informou a PC-CE.

No Vicente Pinzón, predominantemente, há a atuação da facção GDE, mas, desde o ano passado, homens apontados como chefes da organização criminosa na região romperam a aliança que tinham entre si, gerando diversas mortes. Entre os dias 5 e 10 de abril do ano passado, por exemplo, cinco assassinatos foram registrados no bairro.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Facções Criminosas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar