Espigão do Titanzinho: moradores temem paralisação da obra após eleições em Fortaleza
Seinf informou que 50% dos serviços previstos no projeto de urbanização na comunidade do Titanzinho já foram executados
20:53 | Out. 04, 2024
Em janeiro de 2023, a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) deu início às obras do espigão do Titanzinho, no bairro Serviluz, em Fortaleza. A intervenção começou depois que a Regional 2 apresentou o projeto aos moradores. Atualmente, contudo, a comunidade teme que a intervenção seja suspensa após as eleições municipais, que ocorrem no próximo domingo, 6.
A obra do projeto do novo espigão resulta de um acordo entre a comunidade, os professores das escolinhas de Surf do Titanzinho e a Prefeitura de Fortaleza. O projeto inclui a demolição dos quiosques que guardavam materiais utilizados nas aulas da modalidade esportiva.
Os moradores da comunidade do Titanzinho aprovam a obra e esperam que ela seja entregue no prazo, estimado para dezembro deste ano, conforme a Seinf informou ao O POVO nesta sexta-feira, 4.
"Se for pro bem de toda a comunidade seria muito bom, mas a minha preocupação é se vão dar continuidade após as eleições, porque em toda época de eleição vem um projeto pra comunidade, mas, infelizmente, quando passa, a obra fica inacabada e tudo fica ao léu", explica Romualdo Guilherme Reinaldo, de 55 anos, comerciante local.
Ele reforça que a comunidade precisa ser melhor assistida, uma vez que, segundo ele, o local não dispõe de política de segurança e saneamento básico. “O descaso aqui tem sido grande. Eu moro aqui há mais de 40 anos e as coisas não têm acontecido da maneira que eles falam que vai acontecer”, reiterou.
Reinaldo passou a morar no Titanzinho quando tinha 13 anos. Ele destaca que a região é “uma área de pescadores” que, assim como ele, advêm da Praia Mansa, área de aproximadamente dez hectares situada no Mucuripe.
O comerciante pontua que a fonte de renda do local se concentra no comércio varejista de materiais hidráulicos, restaurantes, mercantis e nas escolinhas de Surf. Preliminarmente, esta última categoria encontrou dificuldades em concordar com as obras devido à possibilidade de começar a intervenção e não terminá-la por causa das eleições.
“Existe uma preocupação de todos nós que essa obra pode parar por causa das eleições agora domingo, a gente não sabe quem vai ganhar para prefeito e vereador, mas a gente tá torcendo para que essa obra seja um sucesso para todos nós”, compartilha Fábio Silva, proprietário e professor de uma das escolinhas de Surf do Titanzinho.
O surfista relata que ele e outros três professores da modalidade esportiva foram realocados para quatro contêineres que ficam próximos ao começo do espigão. Lá, os professores reúnem os alunos e os conduzem para a praia, onde as aulas são realizadas.
“A gente tá pegando os alunos lá (no contêiner) e vem fazer as aulas aqui no Titanzinho, porque a gente não pode ficar parado”, acrescenta Fábio.
Raimundo Cavalcante, morador da comunidade e professor de Surf no Titanzinho, relata que "eles tiraram as escolinhas para fazer a pavimentação, urbanização e depois retornar com as escolinhas de novo". "Mas se começou, acredito que vai terminar”, complementa.
O POVO contatou a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) a fim de saber como está a execução da obra. A pasta informou que já executou 50% dos serviços previstos no projeto de urbanização na comunidade do Titanzinho.
“As intervenções contemplam nova pavimentação em intertravado, novas calçadas, reforma da Areninha e quadra esportiva existentes na região, instalação de mobiliários urbanos, construção de um surf point, paisagismo, itens de acessibilidade, bem como a urbanização do espigão existente na região”, reforça a secretaria.
Além disso, foi informado que o equipamento já conta com o piso intertravado e escadarias de acesso ao mar, o que irá facilitar o trabalho dos pescadores que vivem na comunidade.