Nova Horta Social de Fortaleza é inaugurada no bairro Sapiranga
Para usufuir dos alimentos produzidos na horta, é necessário fazer cadastro, disponível a partir da tarde desta quarta-feira, 2. Uma tonelada de alimentos deve ser distribuída a partir do plantio de coentro, alface, maxixe etc.O primeiro plantio da Horta Social Francisco Carlos de Oliveira, no bairro Sapiranga, em Fortaleza, ocorreu na manhã desta quarta-feira, 2. O equipamento deve beneficiar cerca de 400 pessoas. O objetivo do projeto é fomentar o acesso a alimentos orgânicos para a população em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar, além de idosos moradores do entorno. É necessário fazer cadastro para usufruir da horta.
A Horta Social é um projeto de 2015 realizado com o apoio da Prefeitura de Fortaleza por meio da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), em parceria com organizações da sociedade civil.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O local foi escolhido devido a uma pesquisa sobre o uso do Cadastro Único para Programas Sociais na região, oferta de espaço adequado e desamparo socioestrutural das famílias. Outras estufas do projeto estão nos bairros Conjunto Ceará, Granja Portugal, Conjunto Palmeiras, Pedras e Jacarecanga.
O evento de inauguração da horta, na manhã desta quarta-feira, 2, contou com a presença da família do homenageado, Francisco Carlos de Oliveira, líder comunitário que dá nome à nova horta. Demais lideranças e moradores da comunidade também participaram.
Após 30 dias, será distribuída uma tonelada de alimentos, como coentro, tomate cereja, alface, couve-manteiga, pimenta de cheiro, maxixe e quiabo.
O prazo de cadastro é permanente. Inicia-se às 14 horas desta quarta-feira, 2, e o público-alvo são pessoas sem renda suficiente para uma refeição balanceada. As pessoas mais velhas, moradoras do entorno poderão se beneficiar também.
Para se inscrever, é necessário comparecer de forma presencial ao local. Os documentos como RG, CPF, comprovante de residência e número de inscrição social (NIS) são obrigatórios para usufruir da construção. Os interessados passam por atendimento individualizado para diagnóstico socioeconômico.
O orçamento para a construção desta nova horta, de acordo com a Prefeitura, foi de aproximadamente R$ 1,2 milhão. São mais de 1.200 metros quadrados (m²) de área com sistema de irrigação automatizado por gotejamento, estufa com dez módulos e suportes em madeira massaranduba, onde serão fixados os canteiros em fibra de coco. Ainda conta com dois containers para a área administrativa do equipamento, banheiro e depósito de adubo e sementes.
“O país desperdiça toneladas de alimento. Em outro grau, temos uma insegurança alimentar grande da população”, diz Katiane Bispo, nutricionista e coordenadora de segurança alimentar e nutricional da SDHS.
Segundo Katiane, os moradores da Sapiranga têm grau de insegurança alimentar leve. Ela acredita que os benefícios da horta são a promoção da agricultura familiar e a democratização de uma dieta rica em vitaminas, minerais e ferro.
“Por meio da socialização e da convivência comunitária, evitar situações de fragilidade, de abandono ou de negligência. Trazer o idoso para a comunidade, fazer com que socialize. É garantir um envelhecimento saudável e seguro”, exemplifica Francisco Ibiapina, secretário dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social.
De acordo com Ibiapina, a Secretaria Executiva da Regional 7 realizou urbanização do entorno com obras de drenagem, pavimentação em piso intertravado e novos passeios na rua vizinha, a Tabelião Joaquim Coelho. O valor investido em acessibilidade pelo Município foi cerca de R$ 140 mil.
Serviço
Horta Social Sapiranga
Onde: Avenida Dr. Corrêa Lima, s/n, Sapiranga (ao lado do Ecoponto Sapiranga II)
Funcionamento: Segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente