Setembro Verde: Hospital São José orienta sobre cuidados necessários para preservar o fígado

No Ceará, já foram realizados 218 procedimentos de transplante de fígado, o que representa 58.44% de todos os transplantes realizados na região Nordeste

09:15 | Set. 24, 2024

Por: Bárbara Mirele
Dentre as doenças mais comuns que atingem o fígado, estão: câncer de fígado, hepatite, esteatose hepática, cirrose e insuficiência hepática (foto: Bárbara Danthéias)

No mês de setembro, são realizadas três campanhas de conscientização, sendo uma delas o Setembro Verde, que visa conscientizar acerca da doação de órgãos. O Hospital São José (HSJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) localizada no bairro Parquelândia, em Fortaleza, realiza orientações neste mês para a preservação da saúde do fígado.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), entre os anos de 2001 e 2023, foram realizados 398 transplantes de fígado no Nordeste. Só no Ceará, o número chega a 218 procedimentos. Isso representa 58.44% dos transplantes realizados.

De acordo com dados da Sesa, desde a sua inauguração em 2009, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) contemplou cerca de 690 pessoas com transplante de fígado.

Dentre as doenças mais comuns que atingem o fígado, estão: câncer de fígado, hepatite, esteatose hepática, cirrose, insuficiência hepática, entre outras.

Alguns hábitos podem contribuir para a boa saúde do fígado, como evitar açúcar e carboidrato em exagero na alimentação, evitar consumir bebida alcoólica, usar apenas medicamentos prescritos pelo médico, controlar o diabetes e o colesterol. Além disso, também é necessário praticar atividades físicas regularmente.

De acordo com a médica hepatologista do Hospital São José, Elodie Hyppolito, qualquer condição que cause hepatite pode causar cirrose. “Dentre as causas mais comuns, podemos citar as hepatites B e C, álcool, uso de medicamentos, doença hepática gordurosa não alcoólica e algumas doenças genéticas”, disse em nota enviada à imprensa.

Ao O POVO, a médica explica que a hepatite B estaciona pois o tratamento atua apenas em uma das fases da replicação viral, sendo assim ineficaz para a cura. Já o tratamento da hepatite C para completamente a replicação viral, por isso há uma cura.

 

Atendimento no Hospital São José (HSJ)

O Ambulatório de Hepatites do HSJ atende pacientes acima de 18 anos com diagnóstico de hepatites B ou C por meio da Central Estadual de Regulação. O atendimento ocorre segundas-feira e sexta, das 13 às 18 horas, e quarta-feira, das 8 às 12 horas.

Como se tornar doador de órgãos

De acordo com Elodie Hyppolito, para se tornar um doador de órgãos é necessário apenas que a pessoa deixe a família ciente do desejo, pois serão os familiares que irão autorizar a doação. Então, não é preciso nenhum tipo de documento.

O Ceará realiza transplantes de rim, fígado, pulmão, pâncreas, coração, medula óssea, córnea e válvulas cardíacas.