Iniciativa Pirambu Innovation abre as portas para capacitar juventude
Projeto impulsiona educação e inovação para a juventude do bairro Pirambu, em Fortaleza, com cursos e oficinas na área da tecnologia, sustentabilidade, cultura & artesFoi inaugurado nesta sexta-feira, 20, no bairro Pirambu, em Fortaleza, o projeto Pirambu Innovation, que visa proporcionar à juventude local acesso ao conhecimento, à inovação e à cidadania. A iniciativa conta com cursos e oficinas na área de tecnologia, ciência, educação, cultura & artes, bem-estar, empreendedorismo e sustentabilidade.
O Pirambu Innovation visa não apenas formar jovens em áreas técnicas, mas também capacitá-los a se apropriar do seu ambiente, além disso o local conta com laboratórios, espaços de inovação e oficinas.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O projeto é uma continuidade do Pirambu Digital, iniciado em 2004. “Isso aqui é uma consequência do projeto que começou há 20 anos e que já formou diversos jovens, transformando suas vidas”, afirmou Mauro Oliveira, coordenador geral do projeto.
Mauro destaca a colaboração que Demócrito Rocha teve com o projeto. Em homenagem ao jornalista, o neto André Filipe Dummar, diretor de Estratégia Digital do Grupo de Comunicação O POVO, recebeu uma comenda Chico da Silva no dia da inauguração.
“Demócrito foi por muito tempo foi diretor e presidente das organizações, além disso, ele foi um grande colaborador da gente. Convidamos o André para representar o avô. Nós entregamos a ele uma comenda por todo o agradecimento que temos ao seu avô”, disse Mauro.
Entre as atividades do projeto, destaca-se o AME (Acolhimento, Meditação e Espiritualidade), uma iniciativa que busca melhorar a qualidade de vida e a saúde mental dos participantes.
“O AME é um espaço criado para acolhimento, meditação e espiritualidade tanto para grupos jovens, quanto para idosos da região do Pirambu. Pois acreditamos que mente sã é corpo são, né? E a gente íntegra dentro do projeto Pirambu Innovation o acolhimento das pessoas, dessa forma vamos muito além da educação”, disse Rogério Soares, conselheiro do projeto.
Ana Júlia, 16 anos, uma das alunas do projeto, destacou a relevância do projeto para a comunidade. “Aqui, estamos expandindo nossos horizontes. É uma oportunidade única, pois a maioria dos cursos estão longe do nosso bairro e são difíceis de acessar, atualmente realizo dois cursos aqui, e sinto que a importância desse projeto é de conscientizar cidadões”, destacou Ana Júlia.
Ana Lúcia Rodrigues Galdino, coordenadora pedagógica do Movimento Emaús, ressaltou a importância de unir esforços dentro do bairro. “O Pirambu Innovation veio para elevar o nível de educação e a inclusão digital, beneficiando crianças, adolescentes e idosos da comunidade, dessa forma todos nós que somos do bairro só temos a ganhar”, enfatizou.