Bicicletar atinge 7 milhões de viagens e opera nas 12 regionais de Fortaleza

São 242 equipamentos operando, com 1.500 bicicletas convencionais, 100 bikes elétricas e 15 estações do Mini Bicicletar

09:57 | Set. 20, 2024

Por: Bárbara Mirele
Com as duas novas estações do bairro Jangurussu, o Bicicletar passa a conectar toda a cidade de Fortaleza (foto: Yuri Allen/Prefeitura Municipal de Fortaleza)

O sistema Bicicletar atingiu a marca de 7 milhões de viagens. Presente em 12 regionais de Fortaleza, são 242 equipamentos operando, com 1.500 bicicletas convencionais, 100 bikes elétricas e 15 estações do Mini Bicicletar, uma versão infantil do programa. 

O Bicicletar é mantido pela Prefeitura de Fortaleza, com apoio da empresa Serttel e da Unimed Fortaleza, é considerada um dos maiores sistemas de bicicletas compartilhadas do Brasil em número de estações por habitantes. Previsão da Prefeitura é somar 300 estações até o fim do ano.

O superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Antônio Ferreira Silva, destaca em nota enviada à imprensa que o programa é uma série de políticas públicas que torna Fortaleza referência nacional no estímulo à mobilidade ativa.

“Ao modernizar e levar o sistema para todas as regionais, queremos incentivar que mais pessoas utilizem a bicicleta como meio de deslocamento seguro e sustentável”.

 

 

Ampliação no número estações

No bairro Jangurussu, duas novas estações entraram em funcionamento. São elas: as estações 282 - Castelo de Castro e 288 – Feira do São Cristóvão, ambas localizadas na avenida Castelo de Castro. Sendo interligadas às estações da Messejana, ambas possuem 12 vagas de bicicletas.

De acordo com a AMC, além das estações serem equipadas com dispositivos antifurto e conectadas a uma central de operação, as estruturas possuem reforço na segurança e durabilidade das bicicletas e seus componentes.

Como utilizar o Bicicletar

O programa oferece passe gratuito para usuários do Bilhete Único, permitindo viagens de até 60 minutos, de segunda a sábado, e 90 minutos aos domingos e feriados, com intervalo mínimo de 15 minutos entre as viagens. Para mais informações você pode acessar o site oficial.

Os usuários também podem se cadastrar no aplicativo do Bicicletar, disponível para Android e iOS, e escolher ou reservar sua bicicleta. Alternativamente, é possível retirar as bikes utilizando o Bilhete Único diretamente nas estações, aproximando o cartão do leitor para liberar a bicicleta.