Teto de alojamento do Frotinha da Messejana cai e fere duas técnicas de enfermagem

Hospital passou por reforma e foi reinaugurado há apenas cinco meses. De acordo com presidente do Sindsaúde Ceará, José Quintino Neto, as funcionárias repousavam no momento do acidente. Uma foi atingida na cabeça e a outra no ombro

10:07 | Set. 14, 2024

Por: Bárbara Mirele
Escombros do teto de alojamento do Frotinha da Messejana que desabou sobre duas funcionárias (foto: Reprodução/WhatsApp O POVO)

Na madrugada deste sábado, 14, o teto de um alojamento do Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira, o Frotinha de Messejana, que foi reinaugurado há apenas cinco meses após reforma, caiu sobre duas técnicas de enfermagem que estavam repousando. Uma delas foi atingida na cabeça e a outra no ombro.

Em vídeo, é possível ver a parte do teto que caiu sobre um beliche e um colchão, onde as servidoras descansavam. Os escombros se espalharam por todo o chão da sala dos funcionários. O ambiente não é acessado por pacientes.

 

O presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Ceará (Sindsaúde Ceará), José Quintino Neto, informa que a entidade esteve presente no último dia 6 acompanhando fiscalização de rotina do Conselho Regional de Enfermagem (Coren).

“Foi possível constatar as péssimas condições no descanso dos profissionais da enfermagem. Infelizmente, culminando agora, em um acidente de trabalho, onde repito: o gesso do teto do local de descanso dos profissionais atingiu as profissionais que estavam em seu momento de descanso”.

Ainda de acordo com o presidente, as técnicas de enfermagem, vinculadas à Fundação de Apoio à Gestão Integrada em Saúde de Fortaleza (Fagifor), não sofreram ferimentos graves e se encontram de atestado médico.

 

 

Frotinha de Messejana passou por reinauguração em abril

José Quintino Neto, do Sindsaúde, relembra que o hospital passou por anos de reforma e foi reinaugurado em 8 de abril deste ano e “já apresentando esse tipo de falha estrutural”. Ele também informa que o Sindsaúde levará a situação ao Ministério Público do Trabalho (MPT-CE).

Em agosto de 2021, trabalhadores da saúde e moradores do bairro realizaram uma manifestação pedindo a conclusão da reforma e reabertura do hospital, que estava fechado desde maio do mesmo ano.

LEIA TAMBÉM | Trabalhadores da Saúde fazem ato por conclusão da reforma do Frotinha de Messejana

Apesar do incidente, o atendimento no posto não foi interrompido, conforme informações colhidas no local pela repórter Camila Magalhães, da rádio O POVO CBN.

Na manhã deste sábado, membros do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE) realizaram fiscalização no Frotinha de Messejana para apurar detalhes sobre o desabamento do teto da unidade. Eles visitaram o alojamento. Em nota nas redes sociais, o Coren afirma que manteve contato com a diretoria do hospital, cobrando explicações sobre o ocorrido. "Seguimos vigilantes e exigindo respostas das autoridades competentes para que situações como essa não se repitam".

Resposta da SMS sobre o desabamento do teto do Frotinha de Messejana

Em nota ao O POVO, a Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) informa que iniciou os reparos na sala de repouso do Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira (Frotinha de Messejana), com conclusão prevista para até 48 horas.

"Durante a madrugada, parte do reboco se desprendeu do teto. Não houve vítimas graves. As duas técnicas de enfermagem presentes na sala no momento do incidente foram prontamente atendidas pela equipe médica do hospital. O atendimento do Frotinha de Messejana segue normal, sem prejuízo no acolhimento aos fortalezenses", finaliza a nota.

Atualizada às 10h58min