Pai e filho são presos por manter aves silvestres em cativeiro

A prisão aconteceu na manhã desta quarta-feira, 11, no bairro Mucuripe

Duas pessoas foram presas e 29 aves silvestres foram resgatadas em uma operação da Polícia Civil do Ceará (PC-CE) no bairro Mucuripe, em Fortaleza, na manhã desta quarta-feira, 11. Conforme a denúncia feita de maneira anônima, um homem mantinha dezenas de animais silvestres em cativeiro em uma residência.

Com as informações, agentes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), unidade especializada da Polícia Civil, foram ao imóvel indicado e no local, foram encontrados 29 pássaros silvestres encarcerados.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Dois homens, um de 62 anos e outro de 33 anos — que são pai e filho – foram autuados em flagrante. Na residência, o suspeito de 62 anos mantinha as aves silvestres presas. No momento da prisão do pai, o filho desacatou e injuriou a equipe que estava à frente dos trabalhos.

A dupla foi conduzida para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. Contra o homem de 62 anos, foi aberto um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por manter animal silvestre em cativeiro, e contra o homem de 33 anos, foi aberto um TCO por desacato.

Os animais resgatados foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), onde estão recebendo atendimento de especialistas para que possam voltar à natureza.

Os nomes dos suspeitos presos em ações das forças da segurança do Ceará deixaram de ser divulgados desde o dia 5 de fevereiro de 2024.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou atender à orientação da sua assessoria jurídica para adequar-se à Lei de Abuso de Autoridade (Lei Nº 13.869/2019).

Denúncias


A SSPDS reforça que a população pode contribuir com as investigações repassando informações, com sigilo e anonimato garantidos.

Disque-Denúncia: 181
WhatsApp da SSPDS: (85) 3101 0181
Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente: (85) 3247-2630
E-Denúncias: disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar