Santa Casa e ICC firmam parceria para ampliar oferta de tratamento de câncer
Com a parceria, a Unidade de Saúde Especializada São Vicente de Paulo, em Fortaleza, será cedida e o ICC compartilhará com a Santa Casa o acelerador linear, usado no tratamento de radioterapia
22:00 | Set. 10, 2024
A Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza firmou colaboração com o Instituto do Câncer do Ceará (ICC) que amplia a oferta de tratamento oncológico no Ceará. Com a parceria, a Unidade de Saúde Especializada São Vicente de Paulo, na Capital, será cedida e o ICC compartilhará com a Santa Casa o acelerador linear, usado no tratamento de radioterapia.
O aparelho é um dos mais modernos e eficazes equipamentos para o tratamento do câncer, utilizando radiação de alta energia para atingir e destruir células cancerígenas com precisão. O acelerador oportuniza tratamentos com maior eficácia e menos invasivos, diminuindo os danos aos tecidos saudáveis e melhorando as chances de recuperação dos pacientes.
O termo foi assinado na última quarta-feira, 4, e contou com a presença de lideranças das duas instituições. Conforme o provedor da Santa Casa de Misericórdia, Vladimir Spinelli, a parceria foi proposta após análise técnica de uma equipe multidisciplinar.
"O ICC dará todo o apoio técnico, inclusive de pessoal, para o atendimento de pacientes em radioterapia, além de ter suporte para os seus pacientes em quimioterapia associada, sendo, ainda, a abertura para novas parcerias, tendo em vista a expertise também na Santa Casa em oncologia", disse Spinelli.
Leia mais
Com isso, os pacientes vão dispor de mais uma máquina, fazendo com as filas de espera diminuam. Além disso, os pacientes da região da Parangaba terão menos difivuldade para se locomover e vão usufruir e um espaço amplo.
O provedor informou ainda que, além dos serviços de radioterapia, quimioterapia e tratamentos associados, há o desejo da criação de uma ala oncológica da Santa Casa no prédio do Hospital São Vicente de Paula, localizado na Parangaba.
O CEO do ICC, Caio Juaçaba, disse que "este é um momento oportuno para, junto à Santa Casa, aproximar ainda mais o tratamento oncológico dos pacientes. Estamos empenhados em levar essa assistência cada vez mais perto de quem precisa".