Pátria acesa: desfile de 7 de setembro reúne multidão em Fortaleza

O desfile cívico-militar em celebração à Independência do Brasil começou por volta de 8h40min. 291 PMs foram distribuídos para a segurança do público

O fogo simbólico da Pátria é aceso, abrindo as celebrações do desfile cívico-militar em Fortaleza, na avenida Beira Mar, neste sábado, 7, em celebração à Independência do Brasil. O cortejo começou por volta de 8h40min e contou com o governador Elmano de Freitas (PT) na cerimônia de abertura.

Com tambores e coreografia organizada, estudantes de escolas públicas e particulares marcharam em meio aos olhares atentos do público fortalezense, enquanto o cheiro de fumaça da pira era levado pelo vento.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

7 de setembro no Ceará e em Fortaleza: VEJA o que abre e fecha no feriado

Trajada de verde e amarelo, a vendedora Gleiciane Araújo, 35, hesita em começar a falar; não tem “jeito com palavras”. Mas é só lembrar da filha, Karen, de 16 anos, que desfila representando o Colégio Estadual Justiniano de Serpa, para o orgulho tomar o lugar da timidez.

“Na verdade, o que mais me fez estar aqui foi a dedicação dela e a empolgação, me mostrando os passos”, explica. “Fica o orgulho, a sensação de dever cumprido”.

O desfile deste ano alude aos 202 anos da Independência. Há uma década como observador do evento, o assistente Josiel Cardoso, 35, transformou o desfile em motivo para reunir a família no feriado de 7 de setembro.

“Uma parte da família mora em Fortaleza, aí a gente se reúne e vem para cá. (Começou) primeiro com a minha sogra, que chamava a gente para assistir”, destaca Josiel, revelando que a tradição se manteve nos últimos anos, inclusive após o nascimento do filho.

“Não há independência em mundo racista”, diz ativista luso-senegalês; ENTENDA

A memória também aparece como um tema recorrente do evento, ao menos para a servidora pública Daiane Gomes, 26.

“É a primeira vez em 26 anos (que participa), acredita? Aos finais de semana eu sempre venho fazer atividade física aqui (avenida Beira Mar), e nem estava lembrando”, diz.

“O que mais me chamou atenção foi eu ter encontrado uma escola que estudei no Ensino Médio desfilando. Alguns participantes da banda são da época que eu estudava”, relembra.

Com a participação das Forças de Segurança do Ceará, o desfile contou com 1.439 integrantes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), incluindo alunos do 1º Colégio da Polícia Militar General Edgard Facó (CPM-GEF) e dos projetos sociais com civis.

A PMCE também contou com um reforço de 291 policiais militares distribuídos em pontos específicos para a segurança do público.

Independência do Brasil: como surgiu a data histórica?

O Brasil se tornou um país independente da colônia de Portugal há 202 anos, em 7 de setembro de 1822, dando fim à soberania do reino monárquico. Fatos ocorridos antes daquele ano levaram ao desgaste na relação entre a elite brasileira, sobretudo do Sudeste, com o Reino de Portugal.

No período antes de 1822, aconteceram diversos conflitos que culminaram na nomeação de dom Pedro I como príncipe regente do Brasil e sua decisão de ficar no país. O grito da independência — evento muito conhecido no País, mas não confirmado por historiadores — foi proclamado por ele. (Com Mateus Brisa e Évila Silveira)

SAIBA MAIS sobre a origem do 7 de setembro no Brasil

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Elmano de Freitas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar