Mais uma vez, Praia dos Crush fica imprópria para banho

No último fim de semana, crianças brincavam na água, que segundo boletim de balneabilidade, estava imprópria

No último fim de semana, a cena de crianças brincando na água imprópria para banho, na Praia dos Crush, localizada na Praia de Iracema, em Fortaleza, repetiu-se. De acordo com o último boletim da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), o local, assim como outros oito trechos do litoral da Capital não apresentava condições saudáveis para banho. 

Ainda de acordo com o comunicado da Semace, 24 trechos estavam adequados, sendo 12 no setor leste, sete no centro e cinco no setor oeste. A poluição na Praia de Iracema não é nova e, em novembro do ano passado, deu início à troca de acusações entre Prefeitura de Fortaleza e Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O POVO esteve no local no último domingo, 1º, e conversou com banhistas. Por volta das 16 horas, o movimento ainda era intenso. Não muito longe do mar, na altura do Centro Cultural Belchior, havia um esgoto à céu aberto e crianças entrando na água contaminada.

Leila, de 49 anos, informou que era a primeira vez que visitava o local, porém, não sabia que aquele trecho estava impróprio para banho. "Trouxe a minha filha porque estou hospedada aqui perto, moro no interior (do Ceará). Mas eu costumo ir à Praia do Futuro", contou.

De acordo com a turista, deveria haver um aviso no local sobre a balneabilidade. "Muitas vezes a gente não sabe. E eu fico receosa porque tem vários lixos na praia: latinha, coco, plástico", descreveu Leila.

Os boletins divulgados pelos órgãos responsáveis pelo monitoramento das águas das praias em todo o Brasil têm o objetivo de alertar a população para possíveis riscos à saúde decorrentes do contato com água contaminada. O boletim da Semace era válido durante todo o fim de semana dos dias 31 e 1º.

Assim, diversos elementos podem colaborar para que um trecho de praia seja considerado impróprio, como o recebimento de esgotos sem tratamento, as chuvas fortes (que arrastam mais sujeira para o mar) e o aumento expressivo no número de banhistas.

A Prefeitura de Fortaleza destacou, através de nota, que atua em diferentes frentes de serviços e ações na Praia dos Crush, como "readequação da rede de drenagem do trecho de praia em questão, associada a ações de fiscalização ambiental, com a identificação dos imóveis que não estão interligados à rede de esgoto, fiscalização dos serviços de água e esgoto que estão sendo realizados pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e limpeza permanente do trecho de praia com a remoção de resíduos sólidos eventualmente transportados para a praia". 

Ainda de acordo com a Prefeitura, a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) executa projeto que redirecionamento do fluxo das águas pluviais, além de ações de urbanização do Parque Riacho Maceió  com a instalação de um sistema de gradeamento instalado dentro do riacho, para remover o lixo e outros resíduos sólidos.

Em paralelo, é realizada a limpeza das bocas de lobo da região de forma manual e mecanizada, com previsão para que a próxima ação aconteça neste mês. 

Atualizada às 14h54


 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar