Mais uma vez, Praia dos Crush fica imprópria para banho

No último fim de semana, crianças brincavam na água, que segundo boletim de balneabilidade, estava imprópria

14:01 | Set. 04, 2024

Por: Fabiana Melo
FORTALEZA-CE, BRASIL, 01-09-2024: Movimentação da Nova Praia de Iracema. Na foto, a Praia dos Crush.(Foto: Fernanda Barros/O Povo) (foto: FERNANDA BARROS)

No último fim de semana, a cena de crianças brincando na água imprópria para banho, na Praia dos Crush, localizada na Praia de Iracema, em Fortaleza, repetiu-se. De acordo com o último boletim da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), o local, assim como outros oito trechos do litoral da Capital não apresentava condições saudáveis para banho. 

Ainda de acordo com o comunicado da Semace, 24 trechos estavam adequados, sendo 12 no setor leste, sete no centro e cinco no setor oeste. A poluição na Praia de Iracema não é nova e, em novembro do ano passado, deu início à troca de acusações entre Prefeitura de Fortaleza e Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). 

O POVO esteve no local no último domingo, 1º, e conversou com banhistas. Por volta das 16 horas, o movimento ainda era intenso. Não muito longe do mar, na altura do Centro Cultural Belchior, havia um esgoto à céu aberto e crianças entrando na água contaminada.

Leila, de 49 anos, informou que era a primeira vez que visitava o local, porém, não sabia que aquele trecho estava impróprio para banho. "Trouxe a minha filha porque estou hospedada aqui perto, moro no interior (do Ceará). Mas eu costumo ir à Praia do Futuro", contou.

De acordo com a turista, deveria haver um aviso no local sobre a balneabilidade. "Muitas vezes a gente não sabe. E eu fico receosa porque tem vários lixos na praia: latinha, coco, plástico", descreveu Leila.

Os boletins divulgados pelos órgãos responsáveis pelo monitoramento das águas das praias em todo o Brasil têm o objetivo de alertar a população para possíveis riscos à saúde decorrentes do contato com água contaminada. O boletim da Semace era válido durante todo o fim de semana dos dias 31 e 1º.

Assim, diversos elementos podem colaborar para que um trecho de praia seja considerado impróprio, como o recebimento de esgotos sem tratamento, as chuvas fortes (que arrastam mais sujeira para o mar) e o aumento expressivo no número de banhistas.

A Prefeitura de Fortaleza destacou, através de nota, que atua em diferentes frentes de serviços e ações na Praia dos Crush, como "readequação da rede de drenagem do trecho de praia em questão, associada a ações de fiscalização ambiental, com a identificação dos imóveis que não estão interligados à rede de esgoto, fiscalização dos serviços de água e esgoto que estão sendo realizados pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e limpeza permanente do trecho de praia com a remoção de resíduos sólidos eventualmente transportados para a praia". 

Ainda de acordo com a Prefeitura, a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) executa projeto que redirecionamento do fluxo das águas pluviais, além de ações de urbanização do Parque Riacho Maceió  com a instalação de um sistema de gradeamento instalado dentro do riacho, para remover o lixo e outros resíduos sólidos.

Em paralelo, é realizada a limpeza das bocas de lobo da região de forma manual e mecanizada, com previsão para que a próxima ação aconteça neste mês. 

Atualizada às 14h54