Novo posto de saúde em Fortaleza deverá atender 25 mil pessoas do Grande José Walter

Unidade será a terceira localizada na região do Grande José Walter. Durante a entrega, também foi anunciada a reinauguração do Gonzaguinha da Messejana

O posto Águeda Xerez Cunha, nova unidade de saúde de Fortaleza, foi inaugurado na manhã desta terça-feira, 3. Com serviços em atenção básica e saúde bucal, a unidade deverá atender 25 mil moradores do Grande José Walter. Na ocasião, o secretário municipal da Saúde Galeno Taumaturgo anunciou que o Gonzaguinha da Messejana será reaberto no próximo dia 12, após dois anos em obras. 

Com atendimentos paralisados desde julho de 2022, o hospital precisou ser reconstruído devido a problemas estruturais, como infiltrações e falhas na rede elétrica.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A expectativa é de que o novo Hospital tenha 22 novos leitos e seja quase dois mil metros quadrados (m²) maior que a antiga unidade. Ao todo, o investimento total do hospital foi de R$ 33 milhões.

Já o posto é o penúltimo a ser entregue entre os 16 prometidos em abril do ano passado pela Prefeitura de Fortaleza. Com investimentos totais de R$ 5 milhões, a Unidade Básica de Saúde (UBS) também disporá de uma farmácia polo, que disponibilizará 137 tipos de medicamentos para os usuários.

Aila Carlos, 63, vive no Cidade Jardim II desde 2019 e aponta diversos problemas enfrentados por populares, dentre eles a demora para conseguir atendimento. Com o novo posto, ela espera mais agilidade.

“Eu estou com um exame para fazer desde 2023 e até agora não saiu. Agora se Deus quiser vai sair”, comenta a dona de casa, que também destaca a proximidade do posto como um ponto positivo.

“Agora vai ficar muito bom. É perto de onde eu moro, não vou mais precisar pegar ônibus. Aqui ficou ótimo”, acrescenta.

A entrega do posto tem o objetivo de desafogar outras duas unidades, instaladas no bairro José Walter e no Cidade Jardim I, que atendem, respectivamente, 40 mil e 11 mil pessoas.

O nome do local também tem apego afetivo para os moradores da região e homenageia Águeda Xerez Cunha, antiga líder comunitária do bairro que prestava serviços de assistência social.

“É importante nesses momentos a gente lembrar dessas pessoas que têm um trabalho que às vezes passa até despercebido, mas que é de grande importância, como foi o trabalho que a dona Águeda fez aqui durante a existência dela”, afirma o titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Galeno Taumaturgo.

Além do posto, o local também deverá receber nova pavimentação com piso intertravado. De acordo com o secretário Municipal da Infraestrutura, Samuel Dias, a obra deverá ser iniciada nesta quarta-feira, 4.

Local terá farmácia polo, com 137 remédios

O Águeda Xerez tem uma farmácia-polo, com abastecimento de 137 tipos de medicamentos. O serviço também faz parte do pacote anunciado em 2023 e ainda deverá ser acoplado nas UBS Terezinha Parente, no bairro Lagoa Redonda, e Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz.

Somadas às 15 já existentes antes do anúncio, Fortaleza chegará a 26 farmácias polo ao final das entregas, que de acordo com a SMS devem ocorrer ainda este ano.

“A importância da farmácia polo é que você tem 137 itens e evita que esses pacientes se desloquem por distâncias maiores para pegar medicamentos que às vezes na farmácia básica não tem”, explica Galeno.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar