UFC abre inscrições para voluntários participarem de pesquisa sobre estilo de vida e bem-estar

Os voluntários devem ter idade igual ou superior a 21 anos e morar em Fortaleza

A Universidade Federal do Ceará (UFC) está selecionando participantes voluntários para o projeto de pesquisa AI4 Wellness, que visa compreender a relação entre estilo de vida, dores e lesões musculoesqueléticas. As inscrições iniciaram no último dia 20 de agosto e, conforme a organização, a meta é coletar 400 participantes, não tendo, dessa forma, uma data de encerramento.  

O estudo é promovido pelo laboratório de pesquisa em ciência de dados e inteligência artificial da UFC, Insight Data Science Lab, em parceria com o Departamento de Fisioterapia da Universidade.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Como parte da pesquisa, os voluntários deverão utilizar um relógio inteligente, popularmente conhecido no mercado como smartwatch, fornecido pela pesquisa. O equipamento realizará a captação dos dados ligados ao seu estilo de vida, como qualidade do sono e níveis de estresse, por exemplo.

O intuito do estudo é apurar como os dados coletados por meio dos relógios inteligentes podem auxiliar na avaliação da saúde, buscando entender melhor como o estilo de vida, qualidade de sono, prática de exercícios físicos e níveis de estresse do ser humano influenciam o bem-estar humano.

Os pesquisadores pretendem, também, desenvolver modelos de inteligência artificial para identificar situações incomuns, como dores ou lesões a partir do uso de relógios inteligentes.

Quem pode participar

Podem participar da seleção pessoas que residem em Fortaleza, tenham idade igual ou superior a 21 anos e possuam capacidade de ler e entender o idioma português. Ter um smartphone com acesso à internet é fundamental para o procedimento.

Além disso, é necessário que o voluntário possua um endereço de email ativo, tenha disposição para utilizar o relógio inteligente continuamente, tenha aptidão para caminhar por 100 metros de maneira independente e esteja livre de restrições para atividade física.

Como o estudo é realizado

Um grupo de fisioterapeutas realizará, preliminarmente, uma avaliação física com cada voluntário. Em seguida, os selecionados utilizarão o relógio por 15 ou 90 dias, sem necessidade de alteração na rotina do voluntário.

Durante o período de uso, o smartwatch coletará dados do voluntário, como batimento cardíaco, temperatura corporal e níveis de estresse. Além disso, os participantes deverão responder a questionários on-line, com perguntas breves sobre o estilo de vida em diferentes períodos (seis semanas, três meses, seis meses, nove meses e 12 meses).

O estudo é coordenado pelo professor João Macedo, do Insight Data Science Lab e do Departamento de Computação da UFC.

Serviço

Inscrição de voluntários para Pesquisa da UFC
Os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp da equipe da pesquisa (85 99161-8386) ou por mensagem para o perfil @estilodevida.ufc no Instagram.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar