Crianças aprendem leis de trânsito em mini-circuito de bicicletas no Parque Rio Branco

No recém-inaugurado Parque Rio Branco, AMC promove atividades de educação viária com crianças e adultos

13:41 | Set. 01, 2024

Por: Catalina Leite
Ciclofaixa de Lazer no Parque (foto: FÁBIO LIMA)

Se tem algo que todo mundo vive, é o trânsito. Seja no ônibus, no carro, na bicicleta ou como pedestres, todos vagam pela cidade com regras claras de segurança — ou pelo menos é o que se espera. Aproveitando a reinauguração da Praça Rio Branco, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) instalou um ponto de apoio ao ciclista, no objetivo de refrescar a memória sobre as leis de trânsito neste domingo, 1º de setembro.

O público alvo acaba sendo as crianças, maioria com no máximo dez anos de idade. Elas chegam meio curiosas, conquistadas pelo mini-circuito colorido, e então sobem nas pequenas bicicletas para dar a volta acompanhadas de uma agente da AMC.

De repente, uma placa sinalizando “Pare”, ou uma faixa de pedestre com um agente aguardando para atravessar. Na brincadeira, elas vão aprendendo o que cada sinalização significa e como agir.

Além de educar a próxima geração de motoristas cearenses — afinal, as bicicletas também são veículos e devem cumprir todas as sinalizações —, as crianças viram ótimos fiscais dos pais. “Criancinha pequena é assim, eles vêem (tudo). Quando eu vou atravessar o sinal vermelho, mesmo de bicicleta, ele diz: ‘Pai! Você não pode atravessar.’ Ele fica no pé da gente, tipo ensinando”, ri o servidor público e ciclista Luís Lindson, 47.

Ele é pai do pequeno Leonardo Aquino, 6 anos recém-completos, que estava pela primeira vez andando de bicicleta pra valer. Os dois costumam passear de patinete no parque, em uma estratégia de afastar Leonardo das telas, e viram para o Parque Rio Branco após matéria do O POVO sobre o evento educativo.

“A gente leva essa ação para as principais praças de Fortaleza nos fins de semana para que a criançada e os adultos façam esse circuito e aprendam de forma prática e simples a forma mais segura de transitar pela cidade”, explica David Loureiro, agente da AMC e coordenador do evento deste domingo. “A intenção é formar uma cultura de responsabilidade pela segurança viária.”

Outra ferramenta para instruir sobre cidadania viária é o jogo de tabuleiro Trânsito Cidadão. Foi onde encontramos Júlia Gomes, 6, concentrada em jogar o gigante dado e passar por todas as casas do tabuleiro estendido no chão. “A gente já participou uma vez dessa ação lá no Parque da Criança. Aí a gente veio conhecer o parque que inaugurou recentemente e veio relembrar”, afirma a mãe Paula Fernandes, 39, analista de sistemas.

“Ela gosta bastante e sempre que tem uma novidade chama a atenção dela. É bem importante porque ela vai aos poucos internalizando essa questão e levando pro resto da vida dela”, orgulha-se. 

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) também esteve presente, promovendo a exposição de brinquedos recicláveis, oficinas de paisagismo e horta, além de atividade artística de colagem ambiental. As atividades do evento seguiriam até o meio-dia.