Arquidiocese divulga programação do Grito dos Excluídos 2024

O evento acontece todos os anos em 7 de setembro, e tem como objetivo discutir pautas sociais como a luta contra pobreza, a defesa do meio ambiente, acesso a saúde e a educação.

12:18 | Ago. 31, 2024

Por: Gabriela Monteiro
FORTALEZA, CEARÁ, 26-08-2023: Caminhada do Grito dos Excluídos, de 2023, no bairro Messejana. (Foto: Fernanda Barros/ O Povo) (foto: FERNANDA BARROS)

Em sua 30ª edição, a Arquidiocese de Fortaleza divulgou a programação do Grito dos Excluídos, que se realizará no dia 7 de setembro. O evento conta com a participação de entidades sociais, pastorais e movimentos populares para dar voz àqueles que são negligenciados, para denunciar injustiças sociais, econômicas e políticas.

A movimentação deste ano tem como lema “Todas as formas de vida importam. Mas quem se importa?”, e ao longo de seus anos de realização, firmou-se como um espaço de resistência e mobilização popular, em que a luta contra a pobreza, a defesa do meio ambiente, o acesso à saúde e a educação, a valorização do trabalho e a construção de uma sociedade justa e igualitária tornam-se a pauta do debate coletivo.

A programação do 30° Grito dos Excluídos na Arquidiocese de Fortaleza iniciará com a concentração no Passeio Público, no Centro, com músicas e apresentações artísticas às 14 horas. Às 15 horas, o ato inicia com a mística inicial e em seguida segue com a caminhada até a comunidade Poço da Draga, onde acontecem mais momentos musicais, falas e apresentações. A programação segue até às 18 horas.


Veja a programação completa


14 horas: Concentração no Passeio Público / Praça dos Mártires, com cantos e apresentações artísticas.
15 horas: Início do ato com uma mística inicial.
15h20min : Início da caminhada, que ocorrerá sem paradas.
16 horas: Concentração final na Comunidade Poço da Draga, com cantos, momentos de fala e apresentações artísticas.
17h30min: Mística final.
18 horas: Encerramento e retorno às comunidades.