UFC celebra um ano de Pró-Reitoria de Cultura com evento aberto ao público

O evento foi realizado no jardim da Reitoria da Universidade Federal do Ceará, no bairro Benfica

18:59 | Ago. 26, 2024

Por: Gabriela Monteiro
O evento celebrou o primeiro ano de existência da Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Ceará (foto: Reprodução/ Facebook Carla da Escossia)

Em comemoração ao seu primeiro ano de existência, a Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Ceará (Procult-UFC), promoveu um piquenique festivo nos jardins da Reitoria da UFC. A programação foi aberta ao público, contando com uma programação especial para as crianças. O evento aconteceu na manhã do último sábado, 24.

Na programação, atividades com a Brinquedoteca da Faculdade de Educação (Faced), o Eureka Teatro para Bebês, o Dandara Narrativas Antirracistas, com contação de histórias, e os grupos Cataboom e Cabaçal, ambos projetos artísticos da organização não governamental Tapera das Artes fizeram parte da celebração.

Houve também exposição de experimentos da Seara da Ciência, animadores infantis e brinquedos. A organização do evento pontuou que a celebração é um momento para que a comunidade acadêmica e o público comemorem o benefício da Procult na promoção da cultura e da arte.

A Pró-Reitoria de Cultura surgiu em 23 de agosto de 2023, sendo estabelecida para o fomento e desenvolvimento da cultura na instituição de ensino superior. Desde a sua criação, houve aumento de 50% no número de bolsas para oferecidas aos alunos aos projetos do Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA).

Junto ao Ministério da Cultura, a Procult começou a estruturar o Plano de Cultura da Universidade Federal do Ceará (UFC). O processo envolverá todos os Campi para que haja a construção de diretrizes e estratégias para os projetos culturais da UFC.

No mês de novembro, a Procult estará à frente do 8º Fórum Nacional de Museus, um projeto viabilizado pelo Instituto Brasileiro de Museus. Neste primeiro ano, a Procult realizou o Agente UFC de Cultura, com alunos bolsistas atuando em ações de mapeamento, formação artístico-cultural, pesquisa, comunicação e produção cultural. A seleção é feita seguindo um edital e inclui 37 projetos coordenados pela Procult em Fortaleza, Crateús, Russas, Itapajé, Sobral e Quixadá.