Ponte dos Ingleses é reaberta com críticas ao Governo do Estado

Cartão-postal de Fortaleza, o equipamento estava fechado desde 2018. A inauguração foi no final da tarde deste domingo, 25

A Ponte dos Ingleses está acessível novamente à população, após reforma iniciada em agosto do ano passado. Antes disso, estava inacessível desde março de 2018, quando uma forte ressaca destruiu a estrutura.

A reabertura aconteceu no fim da tarde deste domingo, 25, com a presença de secretários municipais, políticos e a população, que foi conferir como ficou um dos principais cartões-postais da cidade.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Edital | A cidade recupera a ponte dos ingleses; LEIA

Foi o caso da autônoma Mislande Brito, de 38 anos, que saiu do bairro Guararapes com o filho Gustavo, de cinco anos.

“Eu já costumo passear aqui, mas hoje foi especialmente para ver como a ponte ficou. Gostei muito, mas bem que a ponte poderia ir até o final. E poderia ter pelo menos algum quiosque de alimentação funcionando. No mais, foi bom ver a ponte aberta de novo, ela me traz recordações muito boas da minha adolescência.”, afirmou.

Com uma pequena multidão se formando diante do cordão de isolamento instalado na entrada da ponte, o cerimonial resolveu desfazer a fita inaugural e descobrir a placa sem uma apresentação, o que só ocorreu no início da noite, quando subiram ao palco o secretário de Infraestrutura Samuel Dias, da Gestão Regional, Ferruccio Feitosa, e outras autoridades.

Ao O POVO, Samuel Dias enalteceu a reabertura e fez duras críticas ao Governo do Estado:

“A ponte ficou muito tempo esquecida, até a Prefeitura de Fortaleza, com o prefeito Sarto, tomar a iniciativa de assumir essa responsabilidade de concluir a obra de restauro que está sendo entregue agora, apesar do laudo mentiroso que o Governo do Estado apresentou para desfazer o protocolo assinado com a Prefeitura e dizer que a ponte não oferecia segurança. Está aí a ponte 100% e segura, feita dentro de um prazo recorde, antes do final do ano, que era o prazo de entrega.”, reiterou.

Em 2023, um laudo da Superintendência de Obras Públicas (SOP) havia apontado que a estrutura corria risco de desabamento, o que gerou troca de farpas entre as gestões municipal e estadual sobre a realização da obra.

O mesmo tom pesado de crítica foi usado nos discursos à população, com falas do ex-prefeito Roberto Cláudio, do ex-ministro Ciro Gomes e do próprio Samuel Dias. No entanto, houve também momentos mais descontraídos, como o discurso de Ciro Gomes, que disse que a ponte era local de todos, inclusive do “povo do baseadinho”. Minutos antes, o vento havia levado ao palco o cheiro característico da substância mencionada por ele.

Outro momento de descontração aconteceu com as performances de “Terral” e “Longarinas”, obras do compositor cearense Ednardo sobre a orla fortalezense.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, e seu vice, Élcio Batista, não compareceram ao evento por causa da Lei nº 9.504/1997, que proíbe candidatos, sobretudo aos que ocupam cargo público, a estarem presentes em inaugurações.

Veja fotos da reabertura:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

josé sarto ciro gomes roberto claudio elmano de freitas pdt pt

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar