Fumaça registrada em céu do CE pode fazer mal a saúde; veja como se proteger

Especialista ouvido pelo O POVO dá recomendações para evitar piora de quadros alérgicos ou asmáticos neste período

Nos últimos dias o céu de algumas cidades cearenses tem apresentado uma mudança de tonalidade, indo do azul ao cinza. Alteração ocorre em razão da presença de fumaça, oriunda das queimadas na região amazônica, que pode trazer malefícios a saúde e por essa razão exige cuidados sanitários redobrados.

Conforme Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), essa cor mais acinzentada também é decorrente da presença de partículas de incêndios que ocorrem no continente africano.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Nesta época do ano, onde há baixa umidade relativa do ar, o transporte de poeira e poluição da superfície para a atmosfera acaba sendo facilitado, o que contribuiu para o cenário observado, segundo instituição. 

Essa fumaça registrada no céu de cidades como Fortaleza exigem atenção. André Alencar, médico otorrinolaringologista, explica que partículas podem irritar mais as vias aéreas, sendo nocivas.  

"Essa fumaça que fica em suspensão no ar pode ocasionar danos a saúde, principalmente em pessoas que têm quadros alérgicos, asmáticos, idosos e crianças muito pequenas", pontua. 

Profissional destaca que a queda da umidade do ar e a temporada de ventos, normalmente registradas no segundo semestre do ano, já contribuem para o ressecamento das vias aéreas, piorando quadros asmáticos e alérgicos. Nesse sentido, as partículas de incêndio no ar podem ser um agravante. 

Como manter o cuidado com a saúde

O médico, que atua também como segundo vice-presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), orienta que todas as pessoas que têm alergia e asma mantenham o tratamento "normalizado".

"Tem que tá com alergias controladas nesse período, se não piora muito", diz. Já o recomendado para quem não apresenta condições do tipo e nem doenças mais graves é realizar a lavagem nasal. 

"Você remove todo esse resíduo que fica acumulado nas vias aéreas, melhora a limpeza das vias aéreas, ajuda o organismo a fazer um serviço que já é fisiológico (...) É muito importante para a população que não tem doença manter a hidratação, com soro fisiológico", explica o médico. 

Especialista também recomenda beber muita água, para manter uma boa hidratação. No caso de máscaras, o médico destaca que, pelo menos em Fortaleza, o uso pode ser um cuidado a ser adotado, mas não se faz necessário por enquanto. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar