Vídeos mostram dupla ordenando que comerciantes encerrem atividades na PI
Francisco Henrique da Costa Leite, de 32 anos, foi preso por constrangimento ilegal. Determinação partiria de facção após morte de integrante em confronto com policiais militares
12:18 | Ago. 25, 2024
Vídeos registrados por câmeras de videomonitoramento mostram o momento em que dois homens, em uma bicicleta e um patinete, foram até ambulantes da Praia de Iracema, em Fortaleza, determinar que eles deveriam encerrar as atividades. As imagens foram feitas na noite dessa sexta-feira, 23.
Neste sábado, 24, Francisco Henrique da Costa Leite, de 32 anos, foi preso pela Polícia Militar. Auto de Prisão em Flagrante (APF), ao qual O POVO teve acesso, aponta que as ordens foram decorrentes da morte de um homem que seria integrante da facção criminosa Comando Vermelho (CV) em confronto com PMs.
Em 9 de junho deste ano, Samuel Douglas da Silva, de 26 anos, foi baleado por PMs na avenida Pessoa Anta. Conforme depoimento dos militares, eles faziam patrulhamento de rotina quando viram Samuel descendo rapidamente de um carro.
Ao verem a composição, tanto o motorista do veículo, quanto Samuel empreenderam fuga. Os PMs afirmaram que, durante a fuga, Samuel apontou uma arma de fogo contra a composição, que reagiu e também efetuou disparos, atingido-o.
Leia mais
Com o suspeito, os policiais encontraram mais de nove tabletes de maconha, além de um revólver. Encaminhado ao Instituto Dr. José Frota (IJF), Samuel veio a óbito por volta das 12h45min dessa sexta-feira, 23.
Em depoimento à Polícia Civil, Francisco Henrique afirmou que estava trabalhando em um box da Praia de Iracema quando um desconhecido mostrou uma foto no celular em que havia uma ordem para que todos os comércios do bairro fossem fechados.
Com isso, ele pegou um patinete e foi comunicar a outros proprietários dos boxes. A determinação era de que os comércios ficassem sem funcionar até o domingo, 25. Francisco Henrique negou integrar o CV. Ele também disse que, ao ser abordado neste sábado pelos PMs, “ficou nervoso”, mas não quis desacatar os agentes.
Os PMs afirmaram que Francisco Henrique passou a ameaçar a composição, afirmando que eles ‘iriam ver o que ia acontecer”. Francisco Henrique foi autuado pelos crimes de constrangimento ilegal, desacato e associação criminosa.
Além de ambulantes, as ameaças de faccionados fizeram com que outros estabelecimentos fechassem as portas na sexta e no sábado. Nesse dia 24, pelo menos, três estabelecimentos na Praia de Iracema deixassem de funcionar.