Preso suspeito de ameaçar comerciantes a fecharem estabelecimentos na Praia de Iracema

Após supostas ameaças de facção, estabelecimentos decidiram não abrir neste sábado, 24, alegando segurança. Policiamento foi reforçado no bairro

20:51 | Ago. 24, 2024

Por: Lucas Barbosa
Praia de Iracema, em Fortaleza (foto: AURÉLIO ALVES)

Um homem de 28 anos foi preso pelo crime de constrangimento ilegal na tarde deste sábado, 24, no bairro Praia de Iracema, em Fortaleza. Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), na noite de sexta-feira, 23, ele teria constrangido comerciantes do bairro para que encerrassem suas atividades.

Após ser identificado por meio de imagens de videomonitoramento, o homem foi preso pela Polícia Militar e encaminhado ao 2º Distrito Policial. Nas redes sociais, mensagens compartilhadas desde a noite de sexta indicavam que uma facção criminosa havia ordenado o fechamento dos estabelecimentos. 

O POVO recebeu um relato de que um bar da Praia de Iracema encerrou o funcionamento mais cedo, enquanto diversos clientes ainda estavam no local. Um funcionário chegou a falar para um cliente que a atitude se devia a ordens de uma facção.

Já neste sábado, pelo menos outros três bares anunciaram que não abririam. “Motivos de força maior” e “segurança” foram alguns dos argumentos anunciados. Outros estabelecimentos, porém, funcionam normalmente.

Essa não é a primeira vez que comerciantes decidem não trabalhar na Praia de Iracema após supostas ordens de facções. Em março, uma situação semelhante foi registrada no bairro após a morte de um homem durante abordagem policial.

Em nota, a SSPDS destacou o patrulhamento existente no bairro, assim como anunciou que uma Base Móvel foi instalada na região e que equipes de inteligência atuam na região para identificar suspeitos. Confira a nota na íntegra:

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) prenderam, neste sábado (24), um homem, de 32 anos, por crime de constrangimento ilegal, no bairro Praia de Iracema - Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) de Fortaleza. Segundo informações preliminares, o homem é suspeito de constranger comerciantes na Praia de Iracema e foi identificado por meio de imagens de videomonitoramento. O crime ocorreu na noite dessa sexta-feira (23), na região. Equipes da PMCE foram acionadas e realizaram diligências pela região. Após a captura, o suspeito foi conduzido para o 2° Distrito Policial (DP), onde foi autuado por constrangimento ilegal. Agora, ele está à disposição da Justiça.

A PMCE informa que a Praia de Iracema recebe policiamento diuturnamente através do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), que conta com várias modalidades de patrulhamento como: policiamento a pé, ciclopatrulhamento, motopatrulhamento, além do emprego de viaturas e de policiais militares a paisana, que fazem rondas no calçadão para verificar situações suspeitas e passar para as equipes ostensivas. Também existem bases fixas, sendo quatro contêineres e duas cabines, na extensão compreendida entre a Praia de Iracema e o Mercado dos Peixes, no Mucuripe.

A região recebe reforço de policiamento, por meio de equipes especializadas do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), Regimento de Polícia Montada Cel Moura Brasil (RPMont), Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac), dentre outras. Equipes de inteligência também estão na área identificando suspeitos.

Também foram realizados sobrevoos da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS, com o apoio das viaturas em terra. Uma Base Móvel foi instalada na região.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via "e-denúncia", o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.

As denúncias também podem ser encaminhadas também para o número (85) 3101-1344, telefone do 2º DP. O sigilo e o anonimato são garantidos.