Queda de árvore em Fortaleza: o que fazer e quem chamar
Com o aumento da força dos ventos no terceiro trimestre de 2024, a queda de árvores é mais propensa; saiba o que fazer e quem chamar
21:55 | Ago. 23, 2024
A Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor) informa que, até julho de 2024, foram recolhidas 968 árvores caídas no município de Fortaleza. O motivo da queda dessas árvores é, predominantemente, pela chuva, ventos, corte de raízes para execução de obras e podas irregulares.
Árvore espatódea pode entrar na Lista de Espécies Exóticas Invasoras do Ceará; CONFIRA
Entre janeiro e julho de 2024, 1.155 árvores que apresentavam risco de quedas foram cortadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), segundo dados divulgados pela corporação. Ao todo, o primeiro semestre de 2024 acumulou um total de 26% de ocorrências a mais que o mesmo período do ano passado.
O mês com mais cortes foi fevereiro, com 338 árvores em risco derrubadas. Comparado aos anos anteriores, o aumento foi de 231% em relação aos 146 cortes de 2023 e 264% referentes aos 128 registrados em 2022. Em contrapartida, janeiro, com 112 podas, foi o único mês com reduções, tendo 42 cortes a menos que o mesmo mês do ano passado e decréscimo de 104 árvores frente a janeiro de 2022.
Queda de árvores em Fortaleza: o que fazer e quem chamar
Para o recolhimento de galhos e árvores caídas em logradouros públicos, o cidadão pode encaminhar o pedido pelo número de WhatsApp (85) 9 8682-2269.
A UrbFor informa que contato é exclusivo para o recebimento de demandas de árvores caídas e, por meio dele, o solicitante pode enviar fotos e vídeos, junto ao endereço da ocorrência.
No caso de árvores caídas no período noturno, nos finais de semana e em feriados, a demanda deve ser solicitada junto ao Corpo de Bombeiros, por meio do número de telefone 193.
Queda de árvores em Fortaleza: para quem solicitar serviços de podamento?
A UrbFor também realiza podas preventivas e por demanda durante todo o ano, em todos os bairros de Fortaleza. Os serviços são orientados por equipes qualificadas, compostas por engenheiros agrônomos, que vão até o local público para avaliar as condições da planta.
As podas são feitas de acordo com a necessidade da planta, seja para correção, manutenção, limpeza, tratamento de parasitas ou para desobstrução de semáforos, placas de trânsito e iluminação pública.
Podas irregulares podem tirar o balanceamento da árvore e oferecer risco de queda. Esses serviços devem ser solicitados através do telefone 156 ou nas Centrais de Acolhimento das Regionais.
Serviço:
- Recolhimento de galhos e árvores caídas
- Segunda à sexta-feira (8h às 17h)
- (85) 9 8682-2269 (WhatsApp)
- Período noturno, finais de semana e feriados
- Corpo de Bombeiros, por meio do telefone 193
- Podas ou corte de árvores
- Central 156
- Centrais de Acolhimento das Regionais
Etapas do Serviço - Abertura de processo
- Vistoria técnica
- Emissão de laudo
- Programação
- Execução
VEJA também: projeto "Árvore na minha calçada" disponibiliza plantio gratuito de árvores