HGF realiza mutirão para pacientes em espera por próteses oculares

Hospital objetiva zerar fila de espera pelo serviço; Todos os pacientes que passarão pelo procedimento já são acompanhados no ambulatório de Oftalmologia da unidade

13:10 | Ago. 19, 2024

Por: Kleber Carvalho
Imagem de apoio ilustrativo: fachada do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) (foto: Felipe Martins/HGF)

Um mutirão para entrega, adaptação e substituição de próteses oculares deverá ser realizado entre os dias 19 e 23 de agosto, na sede do Hospital Geral de Fortaleza, bairro Papicu. A expectativa é que cerca de 90 pacientes que ainda aguardam pelo serviço sejam beneficiados com a mobilização, zerando assim a fila de espera na unidade.

Segundo informações da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), todos os pacientes que passarão pelo procedimento já são acompanhados no ambulatório de Oftalmologia do hospital e serão submetidos a avaliação completa antes de receberem a prótese. O trabalho será realizado por especialistas da área e tem como fito definir as melhores condições de adaptação, volume, tipo e tamanho da prótese.

A distribuição das próteses é realizada há 22 anos, através de parceria entre os setores de oftalmologia e serviço social do HGF. As aplicações são destinadas a pacientes que, por motivos diversos, sofreram uma perda de olho.

“É um serviço que muda a autoestima e a vida dessas pessoas [...] No mutirão, temos uma variedade grande de tamanhos e cores para possibilitar, além do encaixe perfeito, características físicas mais próximas possíveis do olho do paciente”, explica a assistente social do programa, Joélia Penha.

A entrada no programa é realizada a partir de encaminhamento enviado por uma unidade básica de saúde à Central de Regulação da Sesa.

Serviço

Mutirão do Programa de Prótese Ocular do HGF
Quando: 19 a 23 de agosto
Horário: 7 às 13 horas
Onde: Hospital Geral de Fortaleza (Rua Riachuelo, 900 – Papicu)