Nova sede da PF no Ceará deve avançar no combate ao crime organizado, diz diretor-geral
Diretor-geral da Polícia Federal (DPF), Andrei Augusto Passos Rodrigues, disse que nova estrutura vai reunir todas as unidades dispersas em outras áreas da Cidade e concentrar os serviços em um só local para dar mais qualidade no avanço das ações de combate ao crime no Estado. Prédio deverá ser entregue em 2027
18:55 | Ago. 14, 2024
As obras da nova sede da Superintendência Regional da Polícia Federal do Ceará (PF) foram oficialmente iniciadas nesta quarta-feira, 14, no bairro de Fátima, em Fortaleza. A nova estrutura, conforme o diretor-geral da Polícia Federal (DPF), Andrei Augusto Passos Rodrigues, dará mais qualidade para os servidores e irá permitir avanço no combate ao crime organizado.
A nova estrutura vai reunir todas as unidades da PF dispersas em outras áreas da Cidade e concentrar os serviços em um só local. “Com esse caminho temos mais qualidade e melhor ambiente de trabalho”, disse Andrei. O superintendente regional da PF no Ceará, delegado José Antônio Simões de Oliveira Franco, também destaca que o novo espaço será uma forma de avançar no combate ao crime no Estado.
Ele afirma que as novas instalações e equipamentos vão resultar em investigações mais qualificadas, por exemplo. “O Ceará se posiciona hoje frente ao crime organizado de maneira integrada e essas novas instituições, esses novos prédios, vem auxiliar esse nosso trabalho”, disse o superintendente.
A nova edificação está posicionada ao lado da Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), no bairro Aeroporto, que reúne as sedes das forças de segurança do Estado, como a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), Polícia Civil do Ceará (PC-CE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), Centro Integrado de Inteligência e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE).
“Não há como nós vencermos o crime organizado se não for de maneira conjunto e integrada”, ressalta Andrei. O diretor-geral destaca que o crime organizado não tem fronteiras, tanto nacionais como internacionais. Andrei afirmou que a implantação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) é um dos caminhos para combater esse cenário.
No último dia 9 de agosto, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, disse que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública será discutida entre governadores, os chefes dos poderes Legislativo e Judiciário e com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para ser apresentada ao Congresso Nacional posteriormente.
O diretor-geral da PF ainda pontuou a representação brasileira no cenário internacional de combate ao crime. Em junho passado, o delegado da PF Valdecy Urquiza foi indicado para ser o próximo secretário-geral da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), com mandato até 2029. “Primeiro brasileiro, em cem anos de história da Interpol, a ser seu dirigente máximo”, destaca o diretor-geral da PF.
Na solenidade, também foi lançada a pedra fundamental da nova estrutura da PF, que marca o início da construção do edifício, sendo alocada dentro do novo espaço. Os novos espaços também buscam melhorar os serviços prestados de atendimento à população. O total de R$ 50 milhões foram investidos para a construção do novo prédio que deverá ser entregue em 2027.
Ao todo, a nova Superintendência contará com área total de mais de 15 mil m², com três edifícios interligados. Entre os espaços, haverá salas de treinamento com academia, tatame, vestiários, stand de tiro e mais de 300 vagas de estacionamento. É uma edificação que atende aos critérios de sustentabilidade, com usina de energia solar, eficiência energética nos equipamentos de iluminação e climatização, captação de água de chuva, entre outros critérios.
Além do lançamento do início das obras da nova sede da PF no Ceará, foi assinado o Termo de Anuência entre a Superintendência Regional da PF no Ceará e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), por meio do titular, Roberto Sá, para atuação supletiva às atividades da PF nos aeroportos regionais dos municípios de Aracati e Jericoacoara.
No evento, também foram depositadas cápsulas do tempo com mensagens e objetos dos servidores da PF para serem abertas no centenário do órgão federal no Estado, em 2044. “As mensagens são testemunhas de nossas lutas e nossas esperanças e aquilo que prezamos pela PF”, disse o superintendente regional da PF, delegado Franco. Ao todo, três instrumentos simbólicos foram colocados atrás da pedra fundamental na nova sede da PF, na Capital.