Dom Gregório celebra missa em alusão aos 50 anos da morte de dom Lustosa na Catedral de Fortaleza

Celebração é feita como parte do processo que busca pelo reconhecimento do religioso e a sua beatificação

12:41 | Ago. 14, 2024

Por: Gabriela Almeida
FORTALEZA, CE, BRASIL, 18-03.2022: Catedral Metropolitana de Fortaleza, vista aerea. em epoca de COVID-19. (Foto:Aurelio Alves/ Jornal O POVO) (foto: Aurelio Alves)

Uma missa realizada nesta quarta-feira, 14, na Catedral Metropolitana de Fortaleza, faz referência aos 50 anos da morte de dom Antônio de Almeida Lustosa. Celebração que ocorreu às 11 horas é parte do processo que busca pelo reconhecimento do religioso e a sua beatificação. 

O eclesiástico exerceu o cargo de arcebispo de Fortaleza entre 1941 e 1963, Cidade onde atuou ajudando a abrir postos de saúde, escolas populares e na construção da Catedral. 

Em 1993 ele se tornou candidato à canonização, quando a Arquidiocese de Fortaleza abriu o processo que visa reconhecer que o religioso viveu a fé de modo heróico, a ponto de ser considerado santo.

Dom Lustosa faleceu em 1974 e foi sepultado na Capela da Ressurreição, na Cripta da Catedral Metropolitana de Fortaleza.

Em 2023 o Papa Francisco reconheceu as virtudes heroicas de dom Lustosa dando a ele o título de Venerável, concedido na etapa anterior a da beatificação.

Missa que ocorre nesta quarta é promovida pela Comissão de Apoio à Causa de Beatificação e Canonização de dom Lustosa, que atua em busca de levantar provas de graças alcançadas em nome do religioso, buscando a canonização e a beatificação em reconhecimento à vida religiosa dele.