Festa de Iemanjá é celebrada nesta quinta, 15; veja onde terá festa em Fortaleza

Desde 2018 a festividade é considerada um patrimônio imaterial de Fortaleza

Orações, cortejos e oferendas à Rainha do Mar são algumas das atividades que marcam as tradicionais festas de Iemanjá em Fortaleza, que acontecem há mais de 50 anos. Comemorado nesta quinta-feira, 15, diversos pontos da Capital realizam festas em homenagem a data.

As festas acontecem na mesma data do Dia de Nossa Senhora de Assunção, padroeira de Fortaleza. Iemanjá, também chamada de Rainha do Mar, é considerada a mãe de todos os orixás. Desde 2018 a festividade é considerada um patrimônio imaterial de Fortaleza.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"[A festa] significa muita coisa para a gente. É uma data muito especial, já que somos todos filhos de Oxalá e Iemanjá. [Também] é uma data para combater o preconceito, abrir a mente das pessoas e mostrar que a gente não veio fazer o mal", destaca Mãe Eliane do príncipe da Espanha, do terreiro Centro Espírita de Umbanda Rei Salomão.

"Nós, de religiões de matriz africana, queremos ser aceitos e respeitados. Nós [no momento] não somos aceitos, somos tolerados pela comunidade [...] é uma forma de levar para frente o legado dos nossos ancestrais que viveram [em busca] de tornar a religião algo mais livre, mesmo que hoje em dia ainda exista preconceito", adiciona.

Na Praia da Leste, no bairro Pirambu, a comemoração acontece pela segunda vez. O evento é organizado pelo Centro Espírita de Umbanda Rei Salomão. Pessoas de todas as crenças e idades podem participar da celebração.

"Aceitamos todas as pessoas. Não fazemos distinção, já que nós também somos descriminados. Não queremos fazer isso com outras pessoas. A gente acolhe todo mundo", pontua Mãe Eliane.

Na Praia do Futuro as festividades são mais antigas. Elas acontecem há 59 anos. A programação conta com apreentações musicais, rodas de conversa e cortejos. A festa tem o tema ‘Oh Iemanjá acalma a fúria das águas, e nos acolhe em teus braços’.

“Hoje em dia a gente recebe estrutura do [poder público] e da polícia. Nos anos 40 e 50, a festa era feita nas dunas da Praia do Futuro, onde a polícia não podia chegar, porque era totalmente proibida. Hoje, a gente tem mais liberdade, mas a intolerância religiosa continua”, ressalta Mãe Tecla do Caboclo Tupinambá, presidente da União Espírita Cearense de Umbanda (Uecum), que organiza a festa.

Onde as festas acontecem?

Praia da Leste

Quando: quinta-feira, 15;
Horário: das 11 às 15 horas;
Concentração: Barraca Foi Sol - Praia da Leste, Pirambu;
Mais informações: (85) 9 9973-4000 ou (85) 9 8674-9781

Praia do Futuro

Quando: 14 e 15 de agosto;
Horário: das 18 às 00h0min no dia 14 e das 8 às 18 horas no dia 15;
Concentração: Av. Zezé Diogo, 2551 (Barraca do Zé Praia);
Mais informações: @uecumfederacao

Praia de Iracema

Quando: 14 e 15 de agosto
Horário: das 18h às 00h0min no dia 14 e das 8h às 18h no dia 15;
Concentração: Rua Castro e Silva, 920
Mais informações: @uecumfederacao

Barra do Ceará

Quando: 14 e 15 de agosto
Horário: das 15h30min às 21 horas no dia 14 e das 13 às 20 horas no dia 15;
Concentração: Praia da Barra do Ceará
Mais informações: @paialexdeogum

 

Corrigida às 18h11min

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar