Latrocínio no Cumbuco: entenda como foi a ação criminosa contra turistas
Turista de Macapá foi morta a tiros e britânico, também baleado, está internado. Polícia busca identificar responsável por repassar aos criminosos informação de que as vítimas tinham R$ 40 mil em dinheiro
10:57 | Ago. 06, 2024
O delegado Andrade Júnior, titular da Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur), detalhou a ação criminosa que vitimou a turista do Macapá Ruth Mary Silva de Oliveira Ribeiro, de 46 anos, e o britânico Philip Donald Eric Gray, de 38 anos, em uma pousada no Cumbuco, Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. O caso aconteceu no último dia 29 de julho.
As informações foram repassadas nessa segunda-feira, 5, durante entrevista na delegacia localizada no bairro Meireles, em Fortaleza, onde a Polícia também divulgou a prisão do quarto suspeito do latrocínio (roubo seguido de morte).
Os dois criminosos chegaram à pousada em uma motocicleta. O passageiro da moto desceu do veículo e entrou na pousada, seguindo em direção ao casal e exigindo a bolsa. Houve reação, e o criminoso efetuou os disparos.
No segundo momento, o atirador voltou para a moto e fugiu com o comparsa. No terceiro momento, a aproximadamente 800 metros da pousada, é feita a passagem do garupeiro para um automóvel modelo HB20. O piloto da motocicleta seguiu para Fortaleza.
O suspeito que ainda está foragido é o atirador. A Polícia acredita que a partir da elucidação da motivação do crime chegará ao responsável por passar a informação de que a vítima estava dentro da pousada tinha a quantia em dinheiro.
Para o delegado, com o avanço do trabalho policial é possível excluir algumas linhas de investigação. Uma das linhas de investigação excluída é de que a informação partiu da casa de câmbio. O casal estava com o dinheiro desde sexta-feira, 26.
A informação também não teria partido da pousada, pois o checkout deles estava marcado para terça-feira, no entanto eles saíram na segunda-feira. Para Andrade Júnior, a pessoa que premeditou o crime tinha o real conhecimento do itinerário deles, além dos valores.
Philip segue internado. Inicialmente ele foi atendido em um hospital municipal de Caucaia e foi transferido ao Instituto Doutor José Frota (IJF). O turista foi transferido novamente, desta vez para um hospital particular, onde está na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
Até o momento a Polícia identificou os dois veículos usados na ação e prendeu quatro pessoas, sendo que um deles foi liberado em audiência de custódia. Primeiro a investigação identificou os indivíduos que estavam no automóvel, em seguida, o homem apontado por pilotar a moto e que deu fuga ao atirador.
Philip, que está internado, foi procurado pela Polícia algumas vezes para prestar depoimento, no entanto está muito abalado com a situação.
Casal se relacionava a distância
Philip e Mary se relacionavam a distância e viajavam para se encontrar. Eles se hospedaram em uma pousada no Cumbuco e realizaram a troca de R$ 40 mil em dinheiro em uma casa de câmbio.
O valor foi entregue ao casal na sexta-feira, 26, e na segunda-feira, 29, os dois anteciparam o checkout que seria feito somente na terça-feira.
Philip morava na Inglaterra e, conforme familiares, passava o ano inteiro juntando dinheiro para encontrar a namorada.
Ruth era natural de Macapá e o translado do corpo foi realizado de avião do Ceará para o estado de origem, onde foi realizado o velório e o sepultamento.
Leia mais