Gestores da SSPDS se reúnem com pesquisadores de universidades cearenses

Encontro serviu para fortalecer diálogo entre a Secretaria e a academia, divulgou a pasta. Professor da UFC, que participou do encontro, deverá ser o cientista-chefe da SSPDS

20:39 | Ago. 06, 2024

Por: Cotidiano O POVO
Encontro entre acadêmicos e gestores da SSPDS ocorreu nesta terça-feira, 6 (foto: Paulo Cavalcanti/Divulgação/SSPDS)

Gestores da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) se reuniram na tarde desta terça-feira, 6, com professores e pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e da Universidade Federal do Ceará (UFC). Na pauta, o fortalecimento do diálogo entre a SSPDS e a academia, conforme divulgou a pasta.

Em press release, a Secretaria afirmou que a ciência é “aliada fundamental para o desenvolvimento da sociedade em diversas áreas de conhecimento, incluindo a Segurança Pública”.

Já o titular da SSPDS, Roberto Sá, afirmou que “a experiência acadêmica vasta e profunda que eles (acadêmicos) têm na área dos estudos sobre a violência poderão contribuir muito com o diagnóstico sobre o nosso trabalho contra grupos criminosos no Ceará”.

O sociólogo César Barreira, fundador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da UFC, por sua vez, classificou o encontro como “histórico”. Ele diz estar “querendo fazer esse diálogo para colaborar, ajudar, e de certa forma, ter uma abertura maior com a Segurança Pública”.

Como O POVO divulgou na última quinta-feira, 1º, Barreira é cotado para assumir o cargo de cientista-chefe da SSPDS, vago desde o último mês de fevereiro. O nome dele já teria sido aprovado pelo secretário Roberto Sá, aguardando apenas oficialização por parte do Governo do Estado.

O trabalho proposto foi batizado de "Políticas de Segurança Pública no Ceará: Estratégias, Inovações e Metodologias de Avaliação" e terá orçamento de cerca de R$ 1 milhão.

A pesquisa deverá abarcar quatro eixos: analisar a dinâmica do crime local (principalmente quanto ao cenário das facções criminosas); a estrutura e atuação dos órgãos de segurança pública; as condições de saúde mental dos profissionais de segurança; e análise dos sistemas de inteligência e informação do setor.

Além de César Barreira, o encontro desta terça contou com a participação de Jânia Diógenes Aquino, também professora e pesquisadora do LEV/UFC; João Paulo Pereira Barros, do Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violências e Produção de Subjetividades (Vieses/UFC); Glaucíria Mota Brasil e Geovani Jacó de Freitas, respectivamente, do Laboratório de Direitos Humanos, Cidadania e Ética (Labvida) e Laboratório Conflitualidade e Violência (Covio), ambos da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Por parte da SSPDS, além de Roberto Sá, participaram: o secretário executivo de Inteligência e Defesa Social da SSPDS, Roberto Alzir Dias; o secretário executivo de Ações Integradas e Estratégicas da SSPDS, Sérgio Pereira dos Santos; o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da SSPDS, Adriano de Assis Sales; o delegado-geral da Polícia Civil, Márcio Gutiérrez; o coronel comandante-geral da Polícia Militar, Klênio Savyo; o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Cláudio Barreto; o perito-geral da Perícia Forense do Estado (Pefoce), Júlio Torres; o diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), Leonardo Barreto; o superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Nabupolasar Alves Feitosa; o chefe de gabinete da SSPDS, o tenente-coronel Cristiano Lins; e o diretor de Estratégia de Segurança Pública (Diesp) da Supesp, o tenente-coronel Gonçalo Eduardo Barreto Araújo.