Instrutor de caiaque detido por desaparecimento de adolescente em alto mar é solto pela Justiça
O instrutor teria orientado quatro adolescentes, que estavam em alto mar sem coletes, a seguir para a faixa de areia a nado
17:54 | Ago. 05, 2024
Um instrutor de caiaque responsabilizado pelo desaparecimento de um adolescente no mar foi solto em audiência de custódia nesta segunda-feira, 5. Caso foi na praia do Náutico, no bairro Meireles, em Fortaleza, nesse domingo, 4.
Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o instrutor estava com quatro adolescentes, nesse domingo, 4, sem coletes salva-vidas no mar e instruiu os jovens a desembarcarem do caiaque e nadarem em direção à faixa de areia.
Um dos garotos não foi encontrado e a Companhia de Mergulho do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará segue em diligências para localizá-lo.
De acordo com a SSPDS, a Polícia Militar foi acionada para a ocorrência e o responsável pela embarcação, um homem de 23 anos, foi conduzido ao 2º Distrito Policial, onde foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio.
Segundo o documento de audiência de custódia do caso, obtido pelo O POVO, a prisão ocorreu na praia do Naútico e o autuado foi preso depois do afogamento. O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) pediu pela homologação da prisão em flagrante e a conversão do flagrante em prisão preventiva.
Já a defesa requereu a liberdade provisória e a aplicação conjunta de medidas provisórias diversas à prisão.
Testemunhas relatam o desaparecimento do adolescente em alto mar, no entanto, o juízo entendeu que poderia conceder a liberdade provisória em razão do preso ser réu primário, com profissão lícita e endereço fixo.
Apesar de restituir a liberdade do instrutor, o juízo solicitou medidas cautelares como o comparecimento mensal à Coordenadoria de Alternativas Penais, orientação psicossocial voltada à prevenção de prática delitiva, ambas pelo prazo de 10 meses.