Etufor anuncia ação de fiscalização de transportes para volta às aulas
Durante a ação, os veículos serão abordados pela equipe para passar por uma vistoria em busca de irregularidades; veja como vai funcionar a fiscalização
22:00 | Ago. 04, 2024
Com as aulas marcadas para retorno nesta segunda-feira, 5, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) irá realizar uma ação de fiscalização de transportes na Capital. A equipe estará nas escolas, nos turnos manhã e tarde, durante o desembarque de alunos para verificar a regularidade dos veículos e garantir a segurança dos estudantes.
A ação faz parte da campanha educativa Transporte Escolar Seguro e tem como objetivo combater o transporte irregular de veículos não credenciados e oferecer um serviço de qualidade à população.
Leia mais
Saiba como vai funcionar a fiscalização
Durante a operação, os motoristas dos veículos escolares cadastrados serão abordados pelos agentes da empresa para passar por uma vistoria. Serão exigidos os documentos obrigatórios, além da comprovação de atualização cadastral dos condutores e do laudo de vistoria atualizado.
Além disso, durante a fiscalização também serão verificados os seguintes itens de segurança, sujeitos a apreensão do veículo em caso de irregularidades:
- Cintos de segurança em número correspondente ao de passageiros sentados
- Fecho interno de segurança nas portas
- Luz de freio elevada
- Faixa horizontal pintada ou película autoadesiva não removível, na cor amarela, com 40cm de largura, à meia altura (em toda a extensão das partes laterais e traseiras da carroceria), identificada como ESCOLAR em cor preta
Como consultar a situação do transporte
A ação, pensada como um reforço para a segurança dos estudantes, visa conscientizar também os pais e responsáveis a respeito da qualidade do serviço. Dessa forma, a verificação do condutor e do veículo devem ser tratados com atenção.
Para checar se o transporte escolar está realmente cadastrado como um veículo da Etufor, basta consultar a lista de condutores autorizados para o serviço. Além disso, em caso de irregularidades, a equipe de fiscalização pode ser acionada pelo telefone (85) 99167.5337.