Dez toneladas de resíduos são retiradas do rio Maranguapinho no Grande Bom Jardim

Ação foi realizada em menos de dois meses com o apoio de ecobarreira para recolher os materiais de forma rápida

11:02 | Ago. 01, 2024

Por: Fabrícia Braga
Dez toneladas de resíduos são retiradas do rio maranguapinho no Grande Bom Jardim (foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza)

Em menos de dois meses, foram recolhidos cerca de dez toneladas de resíduos sólidos de um trecho do Rio Maranguapinho, no bairro Grande Bom Jardim, em Fortaleza. Ação foi realizada devido à implementação de uma ecobarreira flutuante, que atuou para evitar que o lixo represado no rio fosse despejado no Rio Ceará e, eventualmente, alcançasse o litoral da Cidade.

De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, a iniciativa faz parte de uma estratégia de microurbanismo experimental, que visa não apenas reduzir a poluição do rio e proteger o ecossistema local, mas também contribuir para a limpeza urbana em Fortaleza.

O projeto é realizado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza (Ipplan Fortaleza) em parceria com o Instituto Winds For Future. Além de reduzir o impacto ambiental, a iniciativa inclui estudos técnicos para avaliar a possibilidade de expandir o uso de ecobarreiras para outros pontos da Capital.

Para realizar a coleta de materiais nos rios, é utilizada uma ecobarreira, que desempenha um papel importante na coleta de materiais, retendo resíduos sólidos flutuantes como plásticos e detritos.

A Prefeitura destaca que a cada dois dias uma equipe do Winds For Future retira o material acumulado no leito do rio, realizando a separação e pesagem dos resíduos entre recicláveis e não recicláveis. Os materiais recicláveis são encaminhados ao projeto Re-Ciclo e aos ecopontos, enquanto o material não reciclável é transportado para o aterro sanitário pela Coleta Especial Urbana (CEU).

O projeto, que integra o Movimento Fortaleza Limpa e o Caminhos Verdes e Azuis - Microurbanismo Experimental, conta com apoio técnico do Ministério das Cidades e da Cooperação Brasil-Alemanha GIZ.

O Projeto Cidade Presente, uma parceria entre o Ministério das Cidades e a Cooperação Brasil-Alemanha GIZ, oferece consultoria técnica e suporte financeiro à Cidade, que é um dos seis municípios brasileiros selecionados para realizar a iniciativa, escolhida dentre 170 propostas de 23 estados inscritos.