Laboratório Artes e Micropolíticas Urbanas da UFC lança novo livro

O livro "Escritas Cobogó - Invenção de Si, Cidades e UniverCidades" contou com a colaboração de acadêmicos da Universidade, artistas e pesquisadores

O Laboratório de Artes Urbanas e Micropolítica (Lamur), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará (UFC) lançou o livro "Escritas Cobogó - Invenção de Si, Cidades e UniverCidades" . A obra é resultado de uma colaboração entre acadêmicos, artistas e pesquisadores, explora formas de experimentação entre as artes e as ciências.

A edição física será lançada durante o VI Seminário Internacional de Artes e Seus Territórios Sensíveis (Siats), que será realizado entre os dias 25 e 30 de novembro em Fortaleza. A versão digital do livro já está disponível gratuitamente no site da Editora PPGART e no portal Lamur. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Dividido em três seções principais – “Escrever com, Escrever com Cidades / Escreva Cidades Com e Escreva com UniverCidades / Escrever UniverCidades Com", – o livro propõe uma reflexão profunda sobre como as práticas de escrita coletiva podem influenciar e transformar a dinâmica das cidades e das universidades.

Cada seção é um convite para explorar as possibilidades de criação colaborativa, destacando a importância da criatividade e da inovação no meio acadêmico e no contexto artístico.

Segundo a coordenadora do Lamur, Deisimer Gorczevski, o livro é um desdobramento da pesquisa "Fortalezas Sensíveis: Escritas com as Cidades" (2020-2024), que tinha em sua proposta o convite a ocupar a Cidade com o intuito de experimentá-la, marcá-la com pensamentos, descrevê-la, senti-la, cartografá-la e escrevê-la.

"Nesse sentido, os capítulos do livro percorrem espaços do fazer cotidiano e da convivência com diferentes cidades. Abordam, por exemplo, o cinema e a fotografia como processo de criação em acontecimento, seja no brincar da infância entre os escombros de um lixão, seja na ocupação de prédios abandonados para moradia", informou a coordenadora.

O termo “escrita cobogó” descreve uma abordagem de escrita transparente, onde "o vazio e a transparência são tão significativos quanto o conteúdo textual", permitindo a livre circulação de ideias e perspectivas diversas".

Essa metodologia não convencional é ilustrada por meio de uma variedade de formatos, incluindo texto, imagens, áudio e colagens, que juntos criam um mosaico de experiências e conhecimentos partilhados.

O sociólogo e pesquisador do Lamur, João Miguel, destaca que o ponto de partida da criação do livro foi como a arte pode inventar Fortalezas Sensiveis, ativando experiencias com a escrita e tensionando limites e aproximações entre territorios geopoliticos e existenciais.

"Instiga a compreender territorios como Fortalezas Sensiveis com as quais estamos, visitamos e vivemos, sobretudo, as que nos transpassam pelas afetividades e pela vida cotidiana com suas ruas, bairros, pracas, praias, terrenos, edificacoes, paisagens, arvores, animais e pessoas", disse o pesquisador.

No livro, um conjunto de capítulos aborda questões que envolvem a Cidade. O início com o capítulo Escrita Cobogó, Escrita Com, Escrita Coletivo situa as primeiras aproximações com o bairro Serviluz, em especial o Titanzinho, em caminhadas com ruas, becos, praças, praias e o antigo Farol do Mucuripe.

"O cobogó esteve muito presente nessas movimentações com o Titanzinho, como um modo de arejar os espaços e conviver com a cidade. Também situamos pesquisa e intervenções realizadas com um prédio inconcluso, no bairro Vicente Pinzón. A mesma beleza de uma Fortaleza que nos embevece é usada para atrair investimentos que aprofundam o abismo da desigualdade social", ressaltou o pesquisador.

Segundo o pesquisador João Miguel, este lançamento não se limita a Fortaleza, mas prevê eventos de lançamento em diversas cidades brasileiras ao longo do segundo semestre deste ano de 2024, promovendo um diálogo enriquecedor sobre práticas de pesquisa e intervenção artística no espaço urbano.

Serviço
Publicação do livro "Escritas Cobogó - Invenção de Si, Cidades e UniverCidades"
Disponível gratuitamente em lamur-ufc

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar