Cortejo com as cinzas do cearense Clóvis Beviláqua e esposa ocorre nesta quinta em Fortaleza

Urna passará por locais que tiveram ligação com o casal antes do sepultamento das cinzas do casal na sexta-feira, 26, no município de Viçosa do Ceará, cidade onde o cearense nasceu

Um cortejo que levará a urna com as cinzas do cearense jurista Clóvis Beviláqua e a sua esposa, Amélia de Freitas Beviláqua, ocorre nesta quinta-feira, 25, em Fortaleza. A urna passará por quatro locais na Capital antes do sepultamento das cinzas do casal no município de Viçosa do Ceará, a 349 quilômetros de Fortaleza, cidade onde o cearense nasceu.

A homenagem ao jurista e a esposa começa a partir das 11 horas, na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), no bairro Edson Queiroz, em seguida, às 12h30min, a urna segue para a Academia Cearense de Letras (ACL), no Centro.

A partir das 14 horas, as cinzas do casal estarão na sede da Ordem dos Advogados do Estado do Ceará (OAB/CE), no bairro Guararapes. O cortejo com a urna será finalizado, a partir das 15h30min, no Instituto do Ceará, no Centro de Fortaleza. As cinzas deverão ficar entre 40 a 50 minutos em cada local e homenagem será aberta ao público.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

De acordo com o presidente da comissão organizadora do cortejo, professor José Luís Lira, os locais foram escolhidos a partir do histórico e ligação do jurista com as instituições. “Em 1935, foi a última vez que o Clóvis Beviláqua esteve no Ceará e ele fez esse roteiro pelas instituições junto com a dona Amélia”, disse.

Ainda segundo Lira, a ideia é refazer os últimos locais onde o casal visitou quando esteve pela última vez no Estado. Além disso, a ligação do jurista e esposa com os espaços também foi determinante na escolha dos locais por onde as cinzas irão passar em Fortaleza.

“Para dar uma visibilidade digna que o Beviláqua merece, nós decidimos pelos locais e desenvolver toda essa temática”, comenta Lira. Nas instituições, Clóvis era sócio honorário do Instituto do Ceará, e é patrono da cadeira 7 da Academia Cearense de Letras (ACL). No TJCE, o jurista dá nome ao Fórum Clóvis Beviláqua.

No cortejo, estarão presentes o prefeito de Viçosa do Ceará, Franci Rocha, e o secretário municipal de Turismo e Cultura, professor Gilton Barreto. A homenagem também deverá contar com a presença da família do casal: a filha, Victoria Ciriaca Bevilaqua, e as netas.

Os restos mortais do jurista e da sua esposa estavam sepultados no Cemitério do Caju, no Rio de Janeiro. O casal foi exumado, cremado e trazido para o Ceará. Após o cortejo em Fortaleza, o sepultamento das cinzas vai ocorrer no município de Viçosa, na próxima sexta-feira, 26, data que marca os 80 anos da morte do jurista cearense.

No município, o sepultamento está previsto para iniciar às 16 horas, na Praça Clóvis Beviláqua, local onde as cinzas do casal ficarão, abaixo da estátua do jurista cearense presente no espaço público. A homenagem no município cearense também será aberto ao público.

Veja o roteiro do cortejo

Sede do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) | Fórum Clóvis Beviláqua
Onde: Rua Desembargador Floriano Benevides, 220 - Centro | Fortaleza
Quando: quinta-feira, 25
Horário: 11 horas

Academia Cearense de Letras (ACL)
Onde: Palácio da Luz | Rua do Rosário, 1, Centro
Quando: quinta-feira, 25
Horário: 12h30min

Sede da OAB/CE
Onde: Avenida Washington Soares, 800, Guararapes
Quando: quinta-feira, 25
Horário: 14 horas

Instituto do Ceará
Onde: Palacete Jeremias Arruda | Rua Barão do Rio Branco, 1594, Centro
Quando: quinta-feira, 25
Horário: 15h30min

Sepultamento das cinzas
Onde: Praça Clóvis Beviláqua - Viçosa do Ceará
Quando: sexta-feira, 26 de Julho
Horário: 16 horas

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar