Samu reforça atendimento em praia com motocicletas

Durante as férias, as equipes operam nos finais de semana, das 9h às 17h e podem ser acionadas pelo número 192, do Samu

Durante as férias de julho, a Praia do Futuro, em Fortaleza, se torna ainda mais visitada por turistas e moradores locais, especialmente nos finais de semana.

Por conta da alta movimentação, bem como do característico mar agitado da região, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Fortaleza passa a disponibilizar suas motolâncias, profisisonais especializados que operam em motocicletas e atuam em toda a orla da praia. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

As equipes de motolâncias podem atender ocorrências que vão de baixa até alta complexidade pré-hospitalar, aos sábados e domingos, das 9h às 17 horas. Para acionar o serviço, basta ligar 192. Também há a possibilidade de solicitar socorro presencialmente às equipes, que costumam circular em duplas com as motocicletas nas principais vias da Praia do Futuro.

Na manhã do último sábado, 13, quem esteve em serviço na orla da Praia foi a dupla de socorristas Alisson Menezes e Ednardo Sousa. Eles explicam que as motolâncias têm a vantagem de se locomoverem rapidamente em locais de difícil acesso, proporcionando um atendimento mais ágil em situações de emergência.

“Em muitas situações, o que salva uma vida é o atendimento inicial. Quanto mais rápido for, mais chance o paciente tem de sobreviver. Com as motos, conseguimos inclusive entrar na faixa de areia, o que seria difícil com a ambulância”, comenta o técnico de enfermagem Alisson.

Entre as ocorrências mais comuns desse período estão vítimas de afogamento, de parada cardiorrespiratória, engasgos, machucados leves e graves, bem como quedas de pressão. No caso de um suporte mais especializado, é solicitado apoio de ambulâncias de suporte básico ou Unidade de terapia intensiva (UTI).

Apesar do espaço reduzido, em um baú na parte traseira das motos, o veículo carrega quase todos os equipamentos encontrados em uma ambulância convencional.

“Temos material de imobilização, itens para controle de hemorragias, como gazes, ataduras e soro fisiológico. Também carregamos um suporte de oxigênio e o desfibrilador externo automático (DEA), para casos de parada cardiorrespiratória”, esclarece o socorrista.

 

Este é o segundo ano que o Samu Fortaleza opera, durante as férias de julho, na Praia do Futuro, com motolâncias. Conforme pontuaram os agentes, em 2024, ainda não foram registrados atendimentos de alta complexidade.

“Torcemos para que não haja uma ocorrência grave mas, se houver, estamos preparados para atender”, conclui Alisson.

Cuidados ao mar

Para quem quer aproveitar os dias de folga na praia é fundamental ter cuidados redobrados para prevenir afogamentos e garantir a segurança de todos, principalmente das crianças.

Iara Araújo Lima trouxe os três filhos, de 9 meses, 2 e 11 anos para a Praia do Futuro. Ela comenta que sempre toma algumas precauções antes de fazer esse tipo de passeio com os pequenos.

“Sempre olho no aplicativo da Tábua da Maré, para ver como o mar está. Hoje, eu vi que a maré estava um pouco cheia, mas ainda boa o suficiente para tomar banho. Também olho neles direto”, conta a mãe.

Ao saber do serviço de socorro rápido no local comentou: “Dá uma sensação de segurança”.

Em casos de afogamentos, as equipes das motolâncias também prestam suporte no atendimento realizado pelos agentes guarda-vidas. Na Praia do Futuro, quem principalmente realiza este serviço é o Corpo de Bombeiros, que mantém um total de 11 postos na região, desde a Praia do Caça e Pesca até o Farol do Mucuripe.

No último período de férias, entre 15 de dezembro e 31 de janeiro, o Corpo de Bombeiros salvou 165 pessoas vítimas de afogamento, apenas na Praia do Futuro.

Atuando no Posto 6, na altura da Av. Zezé Diogo, o soldado Emanuel Fonseca informa que o local contém alguns perigos.

“Há algumas correntes de retorno e três valões em frente que são perigosos para crianças. Então, dependendo da maré, algumas áreas podem não ser ideais para banho”, explica.

Segundo ele, ao visitar qualquer praia, a recomendação é se informar sobre o melhor local de banho com os próprios agentes guarda-vidas. Confira mais dicas:

  • Mantenha crianças sempre sob supervisão de um adulto próximo da água.
  • Cuidado com buracos e correntes em maré baixa.
  • Não entre no mar se estiver alcoolizado.
  • Evite nadar acima da cintura em áreas desconhecidas ou com ondas fortes.
  • Não nade se estiver se sentindo mal ou cansado. Identifique os sinais de exaustão.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar