Férias no Parque do Cocó tem programação gratuita

O projeto "Férias no Parque" acontece aos domingos, com atividades gratuitas como recreação infantil e zumba, das 7h às 12h

Para aproveitar os domingos de julho, mês das férias, o Parque do Cocó, em Fortaleza, recebe as ações do projeto "Férias no Parque". A programação, como recreação infantil e dança de zumba, teve início neste domingo, 14, e se repete todos os domingos até o início de agosto, das 7h às 12h.

Desde as primeiras horas o parque já recebia um grande número de visitantes. Um destaque do dia foi a quantidade expressiva de famílias fazendo piqueniques. Lourenza Sousa, 45, foi uma das pessoas que escolheu a programação e reuniu os filhos, pais e irmãos para aproveitar a folga.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Costumamos vir ao parque em feriados e finais de semana prolongados por causa da rotina. Acho esse evento interessante e acessível, especialmente nas férias com crianças, onde os custos podem ser altos", diz Lourenza.

Durante as poucas horas no local, a família se divertiu na tirolesa, fez massagem e trouxe uma bola para brincar na grama. Lourenza, moradora do bairro Vila Peri, contudo, lamenta a falta de eventos semelhantes mais próximos de casa: "Gostaríamos de ver isso também na periferia, pois deslocar-se é difícil, especialmente com crianças".

O local recebe uma série de atividades gratuitas, como recreação mediada por instrutores, corridinha, pula-pula, arvorismo e pintura de rosto. Já os jovens e adultos podem participar de atividades como zumba, ritmos, dança de salão e massoterapia.

Começando na metade de julho, a secretária de Meio Ambiente do Ceará, Vilma Freire, responsável pela gestão do Parque do Cocó, explica que a escolha da data levou em consideração o início das férias escolares na Capital.

“Algumas crianças entraram de férias na semana passada. Por isso, vamos continuar com as ações até o primeiro final de semana de agosto, já que algumas crianças só voltam às aulas na segunda semana do mês. Queremos abranger um público maior, permitindo que os pais tragam seus filhos sem preocupação com aulas na segunda-feira”, explica a gestora.

Que explica que shows no Cocó são evitados em decorrência do plano de manejo, que veta barulhos excessivos. Dessa forma, atividades sonoras, como zumba e os shows infantis, são realizados com altura moderada.

Já habituada a dançar zumba em outras ações realizadas no Parque, Aglaci da Silva, 62, não perdeu a oportunidade de participar neste domingo.

“Zumba é tudo para mim. Ainda mais aqui, perto da natureza, a gente se sente renovada. Sei todas as coreografias. Já dancei ‘É o Tchan’ hoje. Foi ótimo!”, conta ela, sem perder a animação mesmo nos intervalos entre uma dança e outra.


A família de Jaqueline Maia, 38, iniciou o dia praticando atividade física nas trilhas do Parque. Ao finalizar, foi a vez de Isabel, 10, participar de diversas dinâmicas infantis com outras crianças. A mãe explica que é gratificante ver a filha gastando energia em ações mais saudáveis.

“Eu gosto de vê-la brincando e interagindo com outras crianças, até para não ficar as férias só nas telas ou passeando em shoppings ou ambientes fechados”, diz Jaqueline.

O domingo de "Férias no Parque" encerra com um encontro estilo piquenique, reunindo pessoas para aproveita música e ver um lindo pôr do sol. O momento será das 17h às 19h. 


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar