O que é o pálio arquiepiscopal, vestimenta que o arcebispo de Fortaleza recebeu do papa
A vestimenta simboliza a responsabilidade pastoral com a comunidade e foi entregue na manhã deste sábado, 29, para dom Gregório PaixãoO arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, recebeu um pálio arquiepiscopal' diretamente das mãos do papa Francisco na manhã deste sábado, 29. A situação aconteceu durante uma celebração de benção realizada na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
O pálio é uma faixa de lã branca com seis cruzes de seda na cor preta entregue aos arcebispos metropolitanos. A vestimenta simboliza a responsabilidade pastoral com a comunidade. No caso, com Fortaleza. Os pálios são feitos de lã de cordeiros abençoados na festa de Santa Inês.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
De acordo com a Arquidiocese de Fortaleza, a cor branca da faixa significa a "benevolência para com os humildes e penitentes". Já as cruzes, representam que o bispo deve ter vida, ciência, doutrina e poder. Elas também simbolizam as quatro virtudes cardeais: prudência, fortaleza, temperança e justiça.
"Estou com o pálio em minhas mãos, entregue pelo papa Francisco e com profunda alegria e gratidão levarei essa pálio como um sinal de serviço, de um pastor que pretende ficar cada vez mais próximo às ovelhas”, declarou o arcebispo, em vídeo postado nas redes sociais.
"No momento que eu recebi o pálio eu recebi cada um de vocês no coração, pedindo ao senhor pelas suas vidas e famílias que habitam a nossa arquidiocese e, de modo especial, pedindo para que cada um de nós realizemos o grande projeto de deus nesse mundo", continua
Nesta celebração de sábado, o Papa abençoou as vestimentas. Agora, depois da missa, elas serão levadas para as respectivas dioceses, onde um rito de imposição acontece para marcar o momento que o pálio é colocado sobre os ombros do arcebispo.
A imposição do pálio ao arcebispo acontecerá no próximo sábado, 6 de julho, na Catedral Metropolitana de Fortaleza. A celebração vai acontecer às 10 horas, com a presidência do Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giambatista.
Os pálios arquiepiscopais tradicionalmente são entregues no Dia de São Pedro, celebrado neste sábado, 29. O santo é considerado o primeiro papa da Igreja Católica Apostólica Romana e é ainda o padroeiro dos pescadores. Fortaleza recebe nesta manhã, no Mucuripe, a festa em homenagem ao dia do apóstolo.