Batalha da Rede Juv celebra a cultura ballroom na Granja Portugal

Com o foco na cultura ballroom, o evento contará com um baile com várias categorias de competição

21:33 | Jun. 28, 2024

Por: Mario Henrique Lima
O evento é gratuito e homenageia o Mês da Diversidade com a realização da "DiversiBall", uma festa vibrante e inclusiva que celebra a cultura ballroom (foto: Alves Win)

A 4ª edição da Batalha da Rede Juv (BDR), será realizada neste sábado, 29, a partir das 18 horas, no Farol da Juventude Granja Portugal. O evento é gratuito e homenageia o Mês da Diversidade com a realização da “DiversiBall”, uma festa vibrante e inclusiva que celebra a cultura ballroom, movimento político e de entretenimento que exalta a diversidade.

Silvia Miranda, professora e produtora do evento destaca que o objetivo principal desta BDR é "implementar e cultivar o acesso à cultura a sociedades vulneráveis, principalmente o público LGBTQIAPN+". Ela também ressalta os desafios na produção. "São muitos, como o acesso de pessoas mais jovens, que muitas vezes se encontram distantes de várias formas dos polos culturais”, comenta.

Miranda explica ainda que as categorias da competição dialogam com a moda, performance, estética e artes visuais. "São todas competitivas e muitas vezes divididas por gênero, o que traz também uma identidade maior para os competidores".

O secretário Davi Gomes acrescenta que eventos como este fortalecem nossa sociedade, promovem a inclusão e destacam o talento e a criatividade da nossa juventude". "A DiversiBall é uma celebração da diversidade e da expressão cultural”.

Na programação, a DiversiBall contará com batalhas em diversas categorias, incluindo:

- Beginners Performance, categoria destinada para iniciantes em Vogue, que estão desenvolvendo seu perfil de performer;
- Face com Leque, categoria que tem o leque como acessório e analisa rosto, estrutura e elegância facial;
- Runway APT, categoria aberta para todos os gêneros, com foco em pessoas mais experientes nas passarelas;
- Transmasc Realness, Meu Trabalho, categoria para transmasculines servirem sua realidade diária projetando seu trabalho;
- Dramatics Performance, categoria de Vogue Femme para artistas com mais experiência e com o adicional de performances mais energéticas e com acrobacias.

Sobre a cultura ballroom

O movimento cultural Ballroom surgiu nos subúrbios de Nova Iorque e ganhou o mundo em meados dos anos 1990, proporcionando voz a corpos marginalizados. Já no evento do Farol da Juventude Granja Portugal, a produção é de Sílvia Miranda, professora, produtora e uma das pioneiras do movimento ballroom do Ceará.

Serviço

O que: 4ª edição Batalha da Rede Juv (BDR)
Data: 29 de junho (sábado)
Horário: 18 horas
Local: Farol da Juventude Granja Portugal - Rua Emílio de Menezes, 2238 - Granja Portugal