Cerca de 80 alunos participam de ação de limpeza na Lagoa da Parangaba

Ação visa incentivar a preservação ambiental e contou com o plantio de mudas nativas e a coleta de resíduos

A Lagoa da Parangaba, considerada o maior espelho em volume d’água de Fortaleza, recebeu a ação "De Boa na Lagoa", que incentiva a preservação do equilíbrio ambiental. Na manhã desta quinta-feira, 27, cerca de 80 alunos da rede pública realizaram a limpeza simbólica do entorno da lagoa. Na ocasião, as crianças participaram de jogos de educação ambiental e presenciaram o plantio de mudas.

Essa é a quarta e última ação do "De Boa na Lagoa", que ocorre em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Já receberam a ação a Lagoa do Opaia, no bairro Vila União; a Lagoa de Messejana e a Lagoa do Mondubim.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

As crianças da Escola de Tempo Integral Carolino Sucupira chegaram pouco antes das 9 horas no Polo de Lazer da Parangaba, localizado na av. Américo Barreira. Bem ao lado da lagoa, as crianças entre 9 e 10 anos participaram de jogos que incentivavam o descarte correto de resíduos, aprenderam sobre a importância da fauna local e receberam mudas de plantas nativas do Ceará.

Conforme Monica Pinto Cavalcante, diretora da unidade escolar, a ação complementa o conteúdo visto em sala de aula. “Elas podem vivenciar a importância de cuidar do entorno onde moram. A lagoa, além de trazer benefícios por ser uma área de lazer, também é muito importante para o meio ambiente. Ensinar isso pelo lúdico gera na criança um aprendizado mais rápido e duradouro”, disse a educadora.

O evento é realizado através de uma parceria da Secretaria Executiva Regional 4 (SER 4) com o Cuca Ambiental, programa de educação ambiental da Rede Cuca.

Em um dia de rápida mudança de tempo, que alternava entre o sol forte e ocasionais chuviscos, as crianças também fizeram a coleta de resíduos na margem do espelho d’água, de materiais descartáveis a restos de móveis.

“Envolvemos as crianças porque sabemos que elas multiplicam o conhecimento em suas famílias. É importante que as pessoas utilizem os espaços naturais da cidade de forma correta. Algo básico é recolher seus resíduos após utilizar esses espaços”, comentou Clarice Araújo, gerente de meio ambiente do Cuca Ambiental.

A aluna Milena Sofia, de 10 anos e aluna do 5º ano, conta que foi a primeira vez que ela plantou uma árvore. "Isso é para a saúde dos animais e para nossa saúde. Por que melhora o oxigênio que a gente respira", disse a garotinha. 

Por volta das 10 horas, após a chegada do secretário da Regional IV, Ubiratã Teixeira, foi iniciada a última parte do evento: o plantio de mudas nativas do Ceará. Com a ajuda dos jovens voluntários da Rede Cuda, foram plantadas mudas de mini lacre, beijinho, lutiela, pingo de burro, dracena fita, zebrina, ipês, pingo de ouro e jucás.

Atualmente, a Lagoa da Parangaba, que dá nome ao bairro, passa por limpeza através do Movimento Fortaleza Limpa. Desta terça-feira, 25, estão sendo retirados resíduos sólidos, dejetos e materiais recicláveis. Também está sendo feita a retirada de aguapés e a supressão de plantas aquáticas.

“Começamos tirando os aguapés, mas com cuidado para deixar uma quantidade suficiente para manter a oxigenação dos peixes. O aguapé cresce muito rápido, quando ele começa a cobrir o espelho d'água, é hora de retirá-lo”, comentou o secretário da Regional IV, Ubiratã Teixeira. Segundo o gestor, estima-se que a intervenção seja concluída em agosto deste ano.

Coleta de Lixo na Parangaba

No local, também estiveram presentes agentes do ciclo-monitoramento dos pontos de lixo do projeto Fortaleza Limpa. De bicicleta, eles realizaram o trabalho de conscientização para que os moradores não joguem lixo na lagoa, mas coloquem o lixo na calçada nos dias de coleta.

A coleta na Parangaba é realizada nas segundas, quartas e sextas-feiras, no final da tarde. “A recomendação é que os moradores coloquem o lixo próximo ao horário de passagem do caminhão de coleta e em sacos bem fechados”, comenta Constantino Soares, coordenador regional 4 da Agência de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental de Fortaleza (ACFor)

O descarte de materiais de construção devem ser feitos em ecopontos. “Se o morador fizer uma reforma e gerar entulho, deve-se contratar um carroceiro para que ele leve os resíduos ao ecoponto. Deixar entulho em calçadas pode resultar em multa, que varia de R$ 200 a R$ 32.000”, ainda pontuou Constantino Soares.

Já itens volumosos, como derivados de plásticos, restos de podas de árvores, móveis e eletrodomésticos podem ser descartados corretamente através com o recolhimento de caminhões da Operação Tira-Treco. Ambos os serviços, bem como denúncias de descarte de lixo irregular, podem ser acionados pelo número 156.

Empreendedorismo no Polo de Lazer da Parangaba

Durante o evento “De boa na Lagoa”, também estiveram presentes moradores e lideranças comunitárias. Uma delas foi Creusa Costa, 62, eleita como agente de cidadania do bairro e coordenadora da Feira do Empreendedor no Polo de Lazer Parangaba.

Vendendo alimentos no local, ela conta que uma das maiores reivindicações de comerciantes e visitantes é um estacionamento. “O objetivo maior é fomentar o empreendedorismo, especialmente para as mulheres guerreiras daqui. O estacionamento vai nos ajudar a atrair a clientela”, comenta.

Creusa também pontua que os comerciantes não vendem seus produtos em barracas ou quiosques, mas em mesas. “Passamos por dificuldades durante o inverno, quando não podemos trabalhar devido à chuva”, relatou a líder comunitária.

A Feira do Empreendedor no Polo de Lazer Parangaba acontece de quinta a domingo, das 18 às 22 horas.

Em nota, a Secretaria Executiva Regional 4 (SER 4), informou que já foi elaborado um projeto de criação de vagas de estacionamento para o Pólo de Lazer da Parangaba. “O espaço deve ser construído num trecho já pavimentado, localizado próximo à pista de skate, e prevê 20 vagas para carros e 10 para motos, além do rebaixamento do meio fio para dar acesso aos veículos. Atualmente, o projeto está em análise”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar