Incêndio de grandes proporções atinge lojas no Centro de Fortaleza nesta quinta-feira, 27

Conforme informações dos Bombeiros, o fogo está aumentando rapidamente

20:45 | Jun. 27, 2024

Por: Cotidiano O POVO
Incêndio atinge lojas no Centro de Fortaleza (foto: Corpo de Bombeiros)

Um incêndio de grandes proporções foi registrado em uma loja do Centro de Fortaleza, na noite desta quinta-feira, 27. Ocorrência é na rua General Sampaio, na altura do número 822. Conforme informações dos Bombeiros, o fogo atingiu, ao menos, três lojas e é averiguado se mais comércios foram atingidos. No local, há muito material inflamável.  

Um incêndio de grandes proporções atingiu pelo menos uma loja de eletrodomésticos localizada na rua General Sampaio, no Centro de Fortaleza, na noite desta quinta-feira, 27.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros se encontra no local para debelar as chamas. Ainda não há informações… pic.twitter.com/rh3K8LfYTX

— O POVO (@opovo) June 27, 2024

As labaredas, assim como a forte fumaça, podem ser vistas nos bairros próximos. Próximo ao local do incêndio fica a igreja Nossa Senhora do Patrocínio. De acordo com os Bombeiros, a igreja não foi atingida. A corporação informou ter sido acionada para a ocorrência às 19 horas.

"O fogo teve início numa loja Zenir e, nesse momento, já se espalhou para, pelo menos, outras duas edificações comerciais vizinhas. As equipes estão trabalhando na contenção do incêndio", informou a corporação por volta das 21 horas.

De acordo com o coronel subcomandante Wagner, dez viaturas do Corpo de Bombeiros trabalhavam no combate ao incêndio por volta das 22 horas. Ele afirmou que "a situação está sendo controlada" e que o principal objetivo é fazer com que o fogo não se espalhe mais. "Primeiro, a gente vai extinguir as chamas. Depois, é um trabalho de avaliação para evitar a reignição, que a gente chama de rescaldo. Até porque precisa avaliar a estrutura, se corre risco de colapso", disse.

Às 22h30min, o Corpo de Bombeiros confirmou que o fogo estava controlado: "O combate ao incêndio propriamente falando já foi concluído. Estão agora apenas garantindo que não haja reignições pontuais". 

O comerciante Beto Gonçalves, de 47 anos, relata que não estava no local quando o fogo começou. "Demorou um pouco e meu filho me ligou chamando para vir porque o fogo estava se estendendo. Vim pra cá rápido. Quando cheguei aqui, já tirei todos os produtos da minha loja. Vi que o fogo estava muito alto", disse o lojista, que trabalha vendendo produtos eletrônicos, brinquedos e acessórios.

Ao menos, cinco caminhões da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) foram enviados para ajudar no combate às chamas. Por segurança, equipes da Enel desligaram o fornecimento de energia de uma parte da área. Alguns lojistas estão querendo retirar os materiais dos estabelecimentos para não que sejam atingidos pelas chamas.

No local, além de equipes do Corpo de Bombeiros, da Enel e da Cagece, estão profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Polícia Militar.

Em nota, a Arquidiocese de Fortaleza lamentou o "terrível incêndio no Centro da cidade" e diz que está rezando "pelas pessoas que perderam seus bens". A Arquidiocese também reiterou que a Igreja do Patrocínio não foi atingida pelas chamas.

Com informações da repórter Gabriela Almeida

 

Atualizada às 22h30min