Guarda municipal receberá reforço de novos agentes e mais armamentos, diz Sarto

O anúncio foi feito durante live realizada nas redes sociais do prefeito de Fortaleza, nesta terça-feira, 25

16:44 | Jun. 25, 2024

Por: Gabriela Monteiro
FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL, 08-03-2024: Grupamento Maria da Penha (GEMP), da Guarda Municipal de Fortaleza. (Foto: Samuel Setubal/ Especial para O Povo) (foto: Samuel Setubal/Especial para O Povo)

Mais 255 profissionais aprovados no concurso da Guarda Civil Municipal serão empossados nesta quinta-feira, 27, em evento no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza. O anúncio foi feito durante live realizada nas redes sociais do prefeito José Sarto (PDT) nesta terça-feira, 25.

Segundo Sarto, haverá ainda a aquisição de 400 novas armas de fogo para reforçar o armamento dos profissionais de segurança pública de Fortaleza. 

Conforme o chefe do Executivo, até o fim do ano o efetivo contará com 1.000 novos guardas atuando nas ruas. O reforço, ressalta o prefeito, viria como uma resposta ao pedido da população por mais segurança na Capital após os últimos episódios de violência registrados na cidade. 

Na sexta-feira, 21, foram sete mortes registradas em menos de duas horas nos bairros Mondubim, Siqueira, Barroso, Caça e Pesca, Messejana e Bonsucesso.


“(Eu) Me pronunciei algumas vezes pela imprensa e pelas redes sociais, mas acho que nessas horas o mais importante é presença e ação. O foco da Prefeitura deve ser política de inclusão e prevenção”, disse José Sarto, que argumentou ainda que houve muitos investimentos na segurança pública da cidade.

Além do reforço, no início de maio, a Prefeitura entregou a nova base do Grupo de Operações Especiais (GOE), criou também a Central de Operações Integradas da Beira Mar (COI-BM), instalou cinco novas Células de Proteção Comunitária e quatro postos da Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA), criou o Grupo Especializado Maria da Penha (GEMP), dentre outras ações, incluindo a entrega da nova sede da Guarda Municipal ainda este ano.