Turma da Sindy: crianças aprendem sobre coletividade no transporte em passeio escolar

Escola públicas interessadas no projeto podem inscrever turmas de alunos entre 8 a 10 anos para futuras ações ainda em 2024. Passeio é promovido pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Ceará (Sindiônibus)

17:51 | Jun. 24, 2024

Por: Lara Vieira
FORTALEZA-CE, BRASIL, 24-06-2024: Projeto Tuma da Sindy. Crianças da escola municipal Parque Iracema visitam a sede do Sindiônibus. (foto: Beatriz Boblitz/O Povo) (foto: BEATRIZ BOBLITZ)

Para auxiliar que crianças se desenvolvam como cidadãos com boas práticas no trânsito e com consciência ambiental, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Ceará (Sindiônibus) lançou o projeto “Turma da Sindy”. Iniciado na manhã desta segunda-feira, 24, o projeto inclui visitas de estudantes da rede pública de ensino às empresas de transporte coletivo em Fortaleza.

A princípio, cerca de 150 alunos de três escolas localizadas nos bairros Edson Queiroz, Passaré e Lagoa Redonda participarão das atividades. A primeira etapa da ação segue até a quarta-feira, 26. Contudo, outras escolas públicas de Fortaleza e Região Metropolitana já podem se inscrever para participar de novas ações do “Turma da Sindy” no segundo semestre de 2024.

A primeira escola a participar do projeto foi a Professor Francisco Maurício de Mattos Dourado, do bairro Edson Queiroz. Pouco depois do início do horário escolar, as crianças já estavam prontas para sair da unidade para realizar o passeio. Os alunos, contudo, ainda não sabiam sobre o que se tratava a atividade.

“Elas estavam ansiosas para dar uma volta, já que não é sempre que fazemos passeios escolares”, conta o educador que acompanhava os alunos, Matheus Solon. Um ônibus azul então parou em frente a escola e, após iniciarem a viagem, os estudantes foram informados sobre o destino.

Animados, eles chegaram à sede da Auto Viação Fortaleza, no bairro Parque Iracema. O passeio pela empresa já começou divertido: com as crianças ainda no interior, o ônibus se dirigiu para o lava-jato do local. Ao ver as janelas sendo lavadas com água e esponjas, as crianças gritavam de animação e até pediram para repetir o processo.

Após descer do ônibus, a turma passou pela oficina do local, onde é feita a manutenção da frota. Izabel Bandeira, psicóloga e membro do setor de Recursos Humanos da Viação Fortaleza, explica que a interação dos estudantes com os bastidores das empresas de coletivos ressalta a importância do transporte para a sociedade.

“Também da condução dos nossos condutores de vidas, o cuidado que é necessário ter com essas crianças e, por parte das crianças, o cuidado que elas devem ter com o coletivo”, diz.

Em seguida, os alunos assistiram a uma contação de histórias que, de maneira interativa com as crianças, ensinou sobre as boas práticas no uso do transporte coletivo, como ações de acessibilidade, bem como a importância de não jogar resíduos nas vias.

“Nós, que operamos o sistema, sentimos falta dessa consciência na sociedade em geral, como a consciência comportamental e respeitar as diferenças e prioridades no transporte coletivo”, destacou Maria José, gerente administrativo do Sindiônibus.

Na ocasião, também foi feita a distribuição da primeira edição da revista em quadrinhos “Turma da Sindy”, personagem que é mascote do Sindiônibus. A obra, que é ilustrada pela artista cearense Rebeca Jéssica, também promove a coletividade no transporte e aborda questões ambientais, sociais e de convivência.

Para Matheus Solon, que atua como educador inclusivo da escola professor Francisco Maurício de Mattos Dourado, é muito importante que os conceitos também sejam aplicados de forma prática e fora da sala de aula.

“Quanto mais cedo começarmos a trabalhar a educação inclusiva com as crianças, melhor. Isso permite que elas levem esses valores para suas casas e possam apoiar seus familiares e amigos, incluindo aqueles que podem precisar de suporte adicional”, conclui.

Ao final da visita, a pequena Isadora Silva, de 9 anos e aluna do 3º ano do ensino fundamental, elogiou a experiência. “Foi muito legal! A gente aprendeu sobre inclusão e, o mais legal, como se fazem os ônibus”, disse, empolgada.

Na terça-feira, 25, será a EMEIEF Moreira da Rocha, do bairro Lagoa Redonda, que visitará a empresa Via Urbana (Av. Maestro Lisboa, 1211 - Edson Queiroz). A primeira etapa do projeto será concluída na quarta-feira, 26, com a visita da EMEIEF Raimundo de Moura Matos, do Passaré, à empresa Dragão do Mar (Av. Heróis do Acre, 1001 - Passaré)

Escola públicas interessadas no projeto podem inscrever turmas de alunos entre 8 a 10 anos de idade através do e-mail comunicacao@sindionibus.com.br ou clicando aqui.