Sarto diz que discute com Governo ampliação de monitoramento em equipamentos públicos

Informações foram passada durante coletiva de imprensa sobre o plano operacional do São João de Fortaleza, na manhã desta segunda-feira, 24, no Paço Municipal

13:42 | Jun. 24, 2024

Por: Mirla Nobre
O prefeito José Sarto falou sobre segurança em evento da Prefeitura e depois foi ao IJF ver as vítimas do tiroteio na Areninha (foto: Reprodução redes sociais PMF)

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), informou que o titular da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), Heraldo Pacheco, está em contato permanente com o secretário de Segurança do Estado, Roberto Sá, após  caso de tentativa de chacina em uma Areninha na última sexta-feira, 21, na Capital.

Segundo o gestor municipal, a ampliação de videomonitoramento em equipamentos públicos está em pauta entre Prefeitura e Governo. As informações foram ditas, na manhã desta segunda-feira, 24, durante coletiva de imprensa, no Paço Municipal, no Centro da Cidade, sobre o plano operacional do São João de Fortaleza.

O prefeito de Fortaleza afirmou ainda que a ação de segurança será ampliada também para as “regiões mais propensas a esse tipo de atividade”. "A gente viu o que aconteceu nesses equipamentos públicos e lamenta a maneira como hoje está vivendo a família cearense, a família de Fortaleza, preocupada".

Sarto ressaltou ainda que facções criminosas têm afetado a rotina de cidadãos. "Equipamentos públicos que não podem ser visitados porque são impedidos pelo crime organizado. É preciso que a gente tome providências no sentido de coibir e dar mais segurança à família de Fortaleza", disse Sarto.

Na noite da última sexta-feira, 21, dez pessoas foram baleadas na Areninha do Jardim Violeta, localizada no bairro Barroso, na Capital. Duas pessoas morreram, sendo uma criança de 10 anos e uma mulher de 48. Três meninas de 11, 13 e 16 anos e cinco meninos de 8, 9, 10, 15 e 16 anos estão entre os baleados. As vítimas foram encaminhadas para o Instituto Doutor José Frota (IJF).

Durante a coletiva, Sarto afirmou que três delas receberam alta nesse domingo, 23, e os outros cinco continuam internados.

“No sábado, eram oito crianças (internadas) e, graças a Deus, ontem, nós tivemos três crianças com alta. Nós temos ainda uma criança internada em um estado relativamente preocupante e outras quatro crianças sem perigo de correr risco de vida”, afirmou.

O POVO procurou a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), nesta segunda-feira, 24, para confirmar o diálogo com a Prefeitura de Fortaleza e sobre o avanço nas políticas de segurança na Capital. Assim que a pasta responder, a matéria será atualizada.

Atualizada às 14h10min