Sarto solidariza com vítimas de tiroteio, critica Governo e coloca Guarda à disposição

O prefeito foi ao Instituto Dr. José Frota em vista às vítimas de tiroteio na areninha do Barroso. Oito crianças foram internadas; uma delas está na UTI em estado grave

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) esteve na manhã deste sábado, 22, no bairro Serrinha, em Fortaleza, para participar de mais uma edição do evento de serviços Chega Junto, conforme o anunciado nas redes sociais do gestor e da Prefeitura ainda na semana.

O chefe do Executivo municipal foi questionado a respeito dos recentes episódios de violência ocorridos na cidade de sexta-feira para sábado, principalmente na Areninha do Jardim Violeta, no Barroso.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Minha primeira palavra é de solidariedade às vítimas e às famílias das vítimas. A Prefeitura de Fortaleza tem feito toda a política de inclusão social, construindo areninhas. Lamentavelmente, ontem, um equipamento nosso, que deveria ser utilizado para a prática de esportes, foi alvo desse lamentável episódio”, disse.

O prefeito ainda fez críticas à gestão do governador Elmano de Freitas (PT): “A gente vai armar e capacitar toda a Guarda Municipal. Não é para combater facção, é para proteger o fortalezense. Eu lamento que parece que o Estado continua sem norte, sem plano, sem estratégias e sem ação.”, destacou.

“Fortaleza está tomando essas medidas que são, eu diria, heterodoxas, excepcionais, porque não compete à Prefeitura fazer a segurança pública”, disse, justificando a ação. “Já que tem uma omissão do Estado, a gente está partindo para fazer essa ação de capacitar e armar toda a Guarda Municipal.”, completou.

Após a visita aos feridos no Instituto Dr. José Frota (IJF), Sarto deu outra declaração: “Oito crianças foram internadas no IJF. Uma já teve alta, quatro estão na emergência, duas passaram por cirurgia de urgência e uma criança que está na UTI apresentando estado de saúde mais delicado”, relatou.

A reportagem contatou a assessoria do prefeito e foi informada que não há mais informações sobre as declarações dadas por Sarto.

Em nota, a Guarda Municipal de Fortaleza afirma que "atua na segurança cidadã e patrimonial de equipamentos públicos e apoia também a segurança de fortalezenses e turistas que visitam" a Cidade. "A atuação ocorre em várias frentes, como ações de proteção, prevenção e patrulhamento", continua.

Além disso, a GMF contribui no apoio a serviços da gestão municipal como transporte público, fiscalização e controle. "Para isso, a gestão municipal tem realizado investimentos na ampliação do efetivo, aquisição de equipamentos, reforço em infraestrutura e na capacitação dos agentes", garante.

Fortaleza: 35% dos guardas municipais têm porte de arma

Segundo a Prefeitura, atualmente, a Guarda Municipal de Fortaleza conta com um quadro de 800 guardas com porte de arma. O número equivale a 35% do efetivo.

Os agentes passam por 140 horas de treinamento teórico e prático específico sobre armamento, por meio da Academia Municipal de Segurança Cidadã, além de avaliação psicológica. "Tudo isso é acompanhado e fiscalizado pela Polícia Federal", garante a gestão municipal.

"Atualmente, a Guarda Municipal tem em seu arsenal pistolas para uso operacional e para treinamentos. As 400 novas armas que estão sendo adquiridas pela Prefeitura de Fortaleza vão deixar os nossos guardas ainda mais preparados", completa.

A lei federal 10.826, que é o Estatuto do Desarmamento, autoriza a Guarda Municipal como instituição que pode ser armada. Já a lei federal 13.022, que é o Estatuto Geral das Guardas Municipais, traz as prerrogativas para a utilização de arma de fogo por parte dessa instituição.

Fortaleza terá mil novos guardas municipais até o fim do ano

A Prefeitura realizou concurso público para mil novos agentes. Atualmente, 219 profissionais da primeira turma foram empossados. Os 255 guardas da segunda turma terão formatura na próxima semana para início da atuação nas ruas neste mês de junho.

"Até dezembro, o restante dos aprovados em concurso reforçará a segurança em Fortaleza", afirma a gestão.

Uma nova sede da Guarda Municipal está em construção e será entregue este ano.

Atualizada às 21h16min

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

faccoes criminosas jose sarto elmano de freitas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar