Campanha arrecada doações para construção de hospital em Fortaleza

Equipamento está com mais de 70% das obras finalizadas. Hospital será destinado a pacientes com deformações craniofaciais. Associação busca iniciar com a realização de 40 cirurgias por mês

A Associação de Reabilitação e Integração Social das Pessoas com Malformações Congênitas Craniofaciais do Ceará – Associação Beija-Flor – lançará neste sábado, 22, uma campanha para arrecadar doações para a construção de um hospital em Fortaleza voltado a pacientes com deformações craniofaciais, com foco nas fissuras labiopalatinas.

Intitulada “Sorrisos por metro quadrado”, a ação tem o objetivo de reunir contribuições para a conclusão do hospital especializado na reabilitação dos pacientes.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O lançamento da campanha será realizado na sede da associação, no bairro Castelão, com a presença dos profissionais que atuam na entidade, pacientes e familiares. No evento, haverá a venda de itens confeccionados pela Associação Beija-Flor e apresentação do coral com crianças e jovens atendidos pela instituição.

De acordo com Larissa Macedo, integrante da Associação Beija-Flor, as doações podem ser feitas a partir de R$ 150 para cada metro quadrado do equipamento. As contribuições podem ser feitas pelo Pix (85) 9 8685 1317.

“O metro quadrado do hospital está custando R$ 150, e as pessoas vão poder doar. ‘Eu quero dois metros quadrados, três ou só um metro quadrado’ [...] A gente deseja, a partir da campanha, envolver a sociedade, sensibilizar, conscientizar, porque falta tão pouco pra concluir o hospital”, disse.

A unidade começou a ser construída em 2020, a partir de doações, e, atualmente, tem mais de 70% dos trabalhos finalizados. Larissa explica que as contribuições arrecadadas pela campanha serão voltadas para a finalização da obra.

“São muitos detalhes, e como é uma unidade de saúde exige vários requisitos, o piso tem que ser esse, a iluminação é essa. A gente está precisando de tudo que é de acabamento, seja interruptor, luzes, piso, torneiras, aparelho sanitário. O que for de acabamento é o nosso foco agora.”

Em atuação há mais de 20 anos, a Associação Beija-Flor realiza trabalhos de reabilitação e reintegração social de crianças e adultos com deformidades craniofaciais e fissura labiopalatina, a partir de uma equipe especializada, que inclui fonoaudiólogos, dentistas, psicólogos e nutricionistas, além de outros profissionais.

Atualmente, a Associação conta com 1.174 pacientes cadastrados e realiza, em média, 400 atendimentos mensais. Além dos serviços e ações sociais promovidas, a instituição tem uma parceria com o Hospital Infantil Albert Sabin, onde são realizadas as cirurgias corretivas.

Larissa Macedo também aponta que a demanda para a realização dos procedimentos é alta, e a Associação acaba dependendo do Hospital Infantil, além de outras unidades de saúde do Estado, para a realização dos procedimentos. A partir disso, a ideia da construção de um hospital especializado é centralizar todo o atendimento em apenas um lugar.

“A ideia da associação é ir além, porque ela fica muito restrita ao tratamento, à reabilitação, e fica refém de cirurgias que são feitas no Albert Sabin, quando dá. A Associação fica muito limitada quando o assunto é cirurgias, porque fica dependendo de outras unidades de saúde do Estado para poder fazer esses procedimentos. Não existe um local onde tudo é feito de forma integrada. O que existe, hoje, é o Albert Sabin, que já abarca várias outras questões”, pontuou.

Larissa Macedo é mãe de uma criança de 10 anos que nasceu com fissura labiopalatina. Ela conta que se envolveu na causa e iniciou como voluntária na Associação. A condição pode afetar o paciente em diversos âmbitos da vida.

“Quando ele [filho] nasceu, eu escutei a seguinte frase: ‘O problema não é nascer com fissura labiopalatina. O problema é nascer sem condições de arcar com o tratamento’. E isso é muito marcante. Não leva à morte, mas mata em outros aspectos. A gente recebe na Associação muitas pessoas que não estudaram, não trabalharam, não socializam.”

A integrante da Associação ainda detalha que o tratamento exige um acompanhamento integrado e especializado.

“Por exemplo, o meu filho, muitas vezes, está em uma consulta com o cirurgião plástico que, naquela mesma consulta, tem que estar o dentista dele, tem que estar a fonoaudióloga dele e muitos outros. Às vezes, tem que estar o otorrino, para eles, juntos, decidirem qual vai ser a cirurgia, qual é a melhor ou se vai esperar, se aquele aparelho vai interferir na fala ou não”, afirmou.

Com a construção do hospital, a instituição busca iniciar com 40 cirurgias por mês e tem perspectiva de aumentar o número para 80 após o início dos trabalhos.

Larissa enfatiza que a Associação está otimista com a campanha e considera que o “mais difícil” já passou. Ela relembra que a construção do equipamento, em 2020, precisou ser interrompida devido à pandemia de Covid-19.

“As doações pararam, literalmente. As obras ficaram suspensas. Fechamos as portas. E, agora, estamos muito otimistas de que uma nova era irá começar. A expectativa é de que [o hospital] se torne um centro de referência em todo o Estado no tratamento de fissura labiopalatina e deformidades craniofaciais, porque a fissura pode vir associada com outra questão”, finalizou.

Lançamento da Campanha “Sorrisos por metro quadrado”

Local: Avenida Alberto Craveiro, 2222, Castelão. Fortaleza (CE)
Data: 22 de junho, sábado
Horário: A partir das 8h30min

Mais informações no site da Associação Beija-Flor.

 

Conheça os canais do O POVO no WhatsApp

O POVO apresenta seus cinco canais com notícias relacionadas à política cearense; aos acontecimentos do cotidiano; à cobertura esportivas; às pautas econômicas; e às novidades dos famosos e realities.

Confira e clique nos links abaixo para seguir:

  • Últimas Notícias: as principais notícias sobre o Ceará, o Brasil e todo o mundo
  • Economia: aqui, você vai ficar sabendo em primeira-mão das notícias sobre concursos/vagas de emprego, empresas e também finanças pessoais
  • Políticamais um espaço para O POVO e seus leitores interagirem sobre política no Ceará e no Brasil, agora mais de perto
  • Esportesas mais relevantes atualizações do esporte cearense, brasileiro e internacional
  • Famosos, TV e Realities: um canal para quem quer ficar ligado nas novidades a qualquer hora do dia com conteúdos diretamente do Vida&Arte e do Divirta-se do O POVO

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar