Escola no Bonsucesso é inaugurada após reforma e deve beneficiar 500 alunos

Escola estava há 32 anos sem revitalização. Agora, a comunidade também cobra por melhorias no posto de saúde da região

A Escola Municipal Prof. Luís Recamonde Capelo, situada no bairro Bonsucesso, em Fortaleza, foi reinaugurada nesta terça-feira, 18, após passar por requalificação. A unidade atende 523 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e também abrange áreas adjacentes, como Granja Portugal, João XXIII, Jóquei Clube, Parangaba, São José e Vila Peri. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), foram investidos mais de R$ 4 milhões na revitalização do espaço.

A reforma abrangeu ações como recuperação da fachada, novo piso, pintura e inclusão de novos espaços, como uma sala-auditório e um laboratório de ciências. Também foi construída uma nova quadra poliesportiva.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O atual diretor da Escola, Darlan Lima Paiva, ressalta que espera que as melhorias estruturais também resultem no desempenho dos alunos. “Esses espaços [requalificados] garantem uma aprendizagem mais eficaz e um ambiente escolar mais acolhedor, impactando positivamente tanto os estudantes quanto o trabalho pedagógico dos professores”.

Diretor e educador há mais de 20 anos, Darlan está há apenas um mês a frente da Escola Prof. Luís Recamonde Capelo. “Existem desafios tanto na gestão pedagógica quanto administrativa. Mas minha expectativa é garantir a permanência dos alunos na escola e promover um ambiente de aprendizagem de qualidade”, pontuou. A unidade atua nos turnos manhã e tarde, com 14 turmas.

 

Durante a cerimônia de entrega da escola, que ocorreu na manhã desta terça-feira, 18, estiveram presentes a comunidade, profissionais da educação e lideranças políticas. Em conversa com a imprensa, o prefeito José Sarto ressaltou que há muitos anos a escola não passava por requalificação. A unidade de ensino foi inaugurada em 1992.

“Essa é uma escola com 32 anos de história e há 30 anos não recebia qualquer intervenção. A nova infraestrutura está acompanhada pelo compromisso dos profissionais da educação de Fortaleza”, declarou o chefe do poder municipal. Conforme a gestão escolar, as obras de reforma na Escola Prof. Luis Recamonde Capelo tiveram início em 2022 e ocorreram em paralelo aos períodos escolares.

Também presente, o secretário de Educação de Fortaleza, Jefferson Maia, declarou que há outras 53 obras em unidades escolares ocorrendo no município. “Muitas delas em fase final de conclusão”, ressaltou.

Durante a cerimônia de entrega, os gestores e apoiadores visitaram as dependências da escola. Em meio aos estudantes, José Sarto chegou a distribuir autógrafos. Ao lado dele, em alguns momentos, uma figura diferente do cenário político cearense surgia em diálogo com o prefeito.

Ainda durante o evento, no momento de discurso de representações políticas em um palco montado na quadra da escola, a figura ilustre foi apresentada ao público pelo deputado estadual Antônio Henrique (PDT).

Tratava-se do pastor Caio Fábio, principal voz do cristianismo não denominacional no Brasil, crítico do cenário evangélico predominante e do movimento bolsonarista. Caio Fábio não chegou a falar no palco, mas foi simpático com o público que solicitava alguma foto com ele. Pouco antes da conclusão do evento, deixou o local.

Moradores cobram por reforma em posto de saúde

Dividindo o mesmo quarteiro, o posto de saúde que também leva o nome Prof. Luís Recamonde Capelo mescla-se com as dependências da escola. Quem está na quadra da unidade escolar, inclusive, pode ver os fundos da unidade de saúde. Moradores que estiveram presentes na inauguração da escola, contudo, ainda cobram por medidas de restauro para o posto.

Conforme Raimunda Dias, 68, que mora ao lado dos equipamentos, o posto de saúde foi erguido em uma época muito próxima à escola, há mais de 30 anos. Segundo ela, a estrutura do equipamento está precária. “Está muito ruim, tudo muito antigo. O posto não tem nem ventilador, a gente morre sufocado. Não tem água para beber. Além disso, são poucos médicos e a gente quase não é atendido”, comenta a idosa.

A moradora explica que foi ao evento de inauguração da escola tentar conversar com o prefeito para explicar a situação precária do posto. “Estou fazendo um abaixo-assinado para levar ao prefeito, pois acho um absurdo a situação”, declara.

Sobre as demandas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a unidade recebeu, nesta quarta-feira, 19, 04 ventiladores e um gelágua. 

Contudo, segundo a pasta, "a informação sobre falta de médicos não procede. A unidade conta com quatro equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) completas acolhendo as demandas espontâneas e programadas da população", disse a SMS, em nota. 

  

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

José Sarto

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar