Passeio ciclístico com ações em saúde e meio ambiente ocorre no Passaré

Evento contou com atividades e serviços gratuitos com atenção à saúde humana e animal, além da conscientização ambiental, por meio da Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS), na manhã deste domingo, 16

Reforçar e adquirir informações em saúde e meio ambiente foram o foco do passeio ciclístico realizado no bairro Passaré, em Fortaleza, na manhã deste domingo, 16. Por volta das 7 horas, moradores do bairro e de regiões próximas ocuparam a praça do Jardim União para participar das atividades, que marcaram também as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no último dia 5 de junho.

Pouco mais de dezenas de pessoas levaram suas bicicletas para iniciar o percurso de cerca de 4 quilômetros pelas ruas do bairro. A rota saiu da praça da região com destino à Arena Castelão e com retorno ao ponto de partida do percurso. O objetivo era, além de levar a conscientização ambiental às pessoas por meio do uso da bicicleta no trânsito, promover mais ações de saúde por meio da modalidade.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Por volta das 7h30min, o motorista e ciclista Iarlei Rômulo, 44, chegou ao local para fazer o que mais gosta: pedalar. Morador do bairro desde que nasceu, o ciclista conta que começou a pedalar há 15 anos e destaca as mudanças com a prática.

“Eu me sinto uma nova pessoa pedalando porque o ciclismo me transformou em relação ao bem-estar físico e mental. Hoje, a gente veio incentivar essa prática positiva. A bicicleta, além de não poluir, te leva aonde você quer ir”, comenta.

Ao lado da esposa e da filha de 3 anos, o bombeiro militar Arnaldo Barbosa, 51, decidiu participar do passeio e buscar mais informações em saúde para sua família.

“É uma forma de conscientização para as pessoas utilizarem mais a bicicleta porque colabora com a nossa saúde e com o meio ambiente. Além do passeio, a gente teve mais informações sobre o cuidado com a dengue”, disse.

O agente de combate endemias Paulo Geovane, 40, analisa o passeio como uma forma de compartilhar e incentivar outras pessoas a pedalar, mas, principalmente, conscientizar os moradores sobre a importância da saúde e do meio ambiente.

“Pedalar é uma experiência e ajuda no bem-estar. Juntar a modalidade com consciência ambiental reforça a importância do tema. Andar de bike é menos um veículo na rua”, comenta.

Com o tema “Saúde única: um equilíbrio entre Saúde Humana, Animal e Meio Ambiente”, o conjunto de atividades foi iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS), por meio da Célula de Vigilância Ambiental e Riscos Biológicos (Cevam), e contou com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Guarda Municipal e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, disse que as atividades são para chamar atenção, comunicar, educar e engajar a população na melhoria da qualidade de vida. “Temos um conjunto de informações sobre doenças que podem ter na cidade, mas com apoio da população a gente consegue diminuir os indicadores e aumentar a qualidade de vida”, pontua. 

Como parte da programação das atividades, equipe da pasta municipal de Saúde promoveram tendas informativas sobre arboviroses. A assistente social Samara Rocha, 35, conta reforçou informações que antes não sabia. “Os ovinhos do mosquito da dengue ficam por até um ano e eu não sabia. Esses eventos são importantes para ter informações que podem contribuir para combater o mosquito da dengue, que vem causando tanta doença”, destaca.

O gerente da Célula da Vigilância Ambiental e Riscos Biológicos da SMS, Atualpa Soares, disse que a intenção das atividades é mostrar os cuidados com o meio ambiente, mas também trazendo informações sobre saúde humana e animal.

“O importante é o link do meio ambiente com a saúde única. É um evento que traz a importância com o meio ambiente e massifica o cuidado com a preservação do ambiente, que também é cuidar da nossa saúde”, comenta.

Neste ano, Fortaleza registrou 748 casos confirmados de dengue até a Semana Epidemiológica (SE) 19. Os dados são do mais recente boletim epidemiológico das arboviroses divulgado pela SMS, no dia último dia 10 de maio. Ao longo do ano passado, a Capital teve 2,3 mil casos confirmados.

O documento indica um cenário de queda significativa nas confirmações em 2024, demonstrando um cenário de baixa transmissão. Em relação a chikungunya, foram confirmados 32 casos, enquanto de Zika, não houve registro de confirmações na Capital neste ano.

Além do passeio ciclístico e tendas informativas sobre saúde humana, a população contou pontos de informações e serviços à saúde animal e atividades lúdicas por meio de atividades esportivas, atividades para crianças e aula de zumba ao longo da manhã.

Vacinação e distribuição de coleiras para reforçar a saúde animal 

Durante o evento, foram disponibilizados serviços gratuitos de exames de calazar, vacinação antirrábica e encoleiramento contra controle do calazar. O autônomo Júlio César Oliveira, 44, levou a sua cachorrinha Babi para fazer exame de calazar e buscar o encoleiramento.

“A saúde do animal é tão importante como a nossa e interfere também. Agora, ela está mais segura com a coleira e eu mais tranquilo”, afirma.

O pedreiro Antônio Claudemir, 51, procurou o local em busca de vacinação para o seu cachorro “Bengala”. O morador destacou que estava adiando a procura há um tempo e, neste domingo, conseguiu vacinar seu cachorro e agendar atendimento para outros exames. “Reforcei a saúde dele, que é o mais importante”, disse.

O gerente da Célula da Vigilância Ambiental e Riscos Biológicos da SMS, Atualpa Soares, informou que cerca de 300 coleiras foram disponibilizadas na ação. “A coleira é uma estratégia positiva que possui um produto químico que previne contra o calazar”, explica. Ainda segundo Atualpa, Fortaleza realizou o encoleiramento de quase 170 mil animais.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar