Obra da Linha Leste do Metrofor é liberada uma semana após embargo
Auditores do Trabalho realizaram nova inspeção e constataram que as medidas de segurança foram implementadasA obra da Linha Leste do Metrô de Fortleza (Metrofor), que havia sido embagada por expor os trabalhadores a riscos de segurança, foi liberada nesta sexta-feira, 14. Nova vistoria foi realizada na estação Chico da Silva pelos fiscais da Superintendência Regional do Trabalho no Ceará (SRT-CE).
De acordo com a SRT-CE, os auditores do Trabalho constataram que a empresa responsável pela edificação implementou medidas de segurança para evitar o risco iminente de queda dos trabalhadores.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Resguardar a integridade física dos trabalhadores é imprescindível. Essas medidas evitarão acidentes de trabalho grave ou até com morte”, informa nota da SRT-CE.
Na fiscalização anterior não havia acesso adequado nos andaimes tubulares metálicos montados no pavimento inferior do setor VCA (Vala a Céu Aberto).
De acordo com o auditor da SRT-CE Eduardo Macêdo, o riscos de quedas que a obra apresentava era devido a ausência de guarda corpos e linhas de vida, sendo ambos necessários para resguardar a vida dos trabalhadores no caso de acidentes.
Ainda de acordo com Eduardo, o Metrofor atendeu as medidas solicitadas no relatório do SRT-CE, instalando os equipamentos necessários. As estruturas guarda corpos funcionam para aparar o trabalhador em caso de queda, evitando que ele caia no chão, já as linhas de vida são cordas presas nas costas dos operários que os resguardam em caso de queda.
Em nota, a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), disse que protocolo o pedido de suspensão do embargo da obra após se adequar as exigências da SRT-CE.
"Foram realizados os ajustes nos andaimes tubulares metálicos, no pavimento inferior do setor VCA (Vala a Céu Aberto), ao lado do setor da plataforma de embarque; na peneira elétrica do pavimento térreo; e implantados os corrimões no pavimento superior do setor de serviço VCA em fase de montagem/armação de laje (cimbramento provisório)" informou a secretaria por meio de nota.
Veja fotos da fiscalização nesta sexta-feira, 14: